Dia da Água terá ações na região

0
2006

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, será marcado por atividades de preservação e conscientização em várias cidades da região. Além do plantio de mudas para recomposição de mata ciliar e da soltura de alevinos em rios, a programação inclui a realização de fórum sobre a importância do Aquífero Guarani, considerado a maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul.

Em Jaú (47 quilômetros de Bauru), nesta quinta-feira (22), às 9h, alunos do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do município farão o plantio de mudas na Área de Preservação Permanente (APP) e calçada que margeia o Rio Jaú, na Avenida Rodolfo Magnani (próximo ao shopping).

No sábado (24), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Pró-terra realizarão o plantio na área do bosque do Parque do Rio Jaú e limparão as margens do rio. As mudas, todas de árvores nativas, serão fornecidas pelo Horto Florestal Municipal de Jaú.

A AES Tietê, que tem na água sua fonte de geração de energia, irá comemorar a data nesta quarta-feira (21) com uma oficina de terrário (mini-jardim) para escolas convidadas na Usina de Promissão (120 quilômetros de Bauru). Na quinta-feira, às 8h, a empresa participará de uma comemoração na Casa da Cultura de Lins.

Na terça-feira (27), as atividades prosseguem com o repovoamento de 60 mil alevinos das espécies Pacu e Curimbatá, às 10h, na praia turística de Promissão. No dia 29, às 9h, no Horto Florestal de Lins, a AES Tietê irá apresentar a Nascente Modelo, projeto de apoio à recuperação das nascentes desenvolvido em parceria com o Horto Florestal.

FÓRUM

A Câmara de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) será palco de duas atividades nesta quinta-feira (22). Das 14h às 16h30, educadora e co-criadora do projeto ASA (Aracatu na Sala de Aula), Patrícia Shimabuku, comandará Oficina de Ecopedagógicos e ensinará professores das redes pública e privada do município a construir instrumentos pedagógicos com temática ambiental que poderão ser replicados em sala de aula.

Às 19h, o Legislativo sedia o fórum “Água: economia e desenvolvimento sustentável”. Além da educadora, que irá discursar sobre a importância do Aquífero Guarani, o gerente da divisão de Botucatu da Sabesp, Sandro Henrique Branbilla Ramos, e o prefeito Mário Pardini (PSDB) falarão sobre abastecimento de água no município e sobre o projeto de construção da Represa do Rio Pardo.

NASCENTE MODELO

Para comemorar o Dia da Água, alunos de três escolas da rede municipal de ensino de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) visitaram neste mês a Nascente Municipal Modelo, que fica em Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Cecap.

Os estudantes foram orientados pelo educador ambiental Helton Damacena sobre a importância do uso sustentável da água, da preservação das nascentes que abastecem os rios e da manutenção das matas ciliares.

Em tempo: a atividade é uma parceria entre as Diretorias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e faz parte do Programa Município Verde Azul.

Qualidade dos rios

A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou o estudo “Observando os Rios 2018” (panorama sobre a qualidade da água de 95 rios, córregos e lagos do bioma em 32 municípios paulistas). Apenas 4% (5) dos 124 pontos de coleta avaliados possuem qualidade de água boa, enquanto 64,5% (80) estão em situação regular e 30,6% (38) com qualidade ruim ou péssima. O trecho do Tietê que passa por Barra Bonita – único ponto avaliado na região – recebeu classificação regular.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Regional/2018/03/dia-da-gua-tera-acoes-na-regiao.html

Deixe uma resposta