DAE conclui primeira setorização da história

0
967

O DAE concluiu nessa terça-feira (15) a interligação de redes no Setor 1 do Projeto de Setorização na região do Jardim Bela Vista, que engloba 18 bairros, com uma população aproximada de 24 mil pessoas. Trata-se da primeira setorização da história do DAE, que completa 56 anos em dezembro.

Durante toda esta terça, os técnicos da autarquia trabalharam na rua Vitória, entre os quarteirões 5 e 12. Durante a execução das obras, o trânsito ficou interditado nesse trecho e o fornecimento de água foi suspenso.

O projeto do sistema de reservação e distribuição integra as ações do Plano Diretor de Água (PDA) e tem como objetivo diminuir o índice de perdas na distribuição e otimização na disponibilidade de água.

Presidente do DAE, Eric Fabris explica que, nessa divisão, serão cinco setores autônomos, nos quais um será abastecido por sistema elevado e os outros quatro por sistema de abastecimento enterrado. “Com isso, quando houver necessidade de se fazer uma manutenção de rede, será desligada a água apenas daquele setor e não no bairro inteiro como ocorre hoje”, ressaltou.

Outra vantagem da setorização, destacada por Fabris, é a redução na pressão da água na tubulação de aproximadamente 80 para 40 metros por coluna de água e, consequentemente, a redução dos vazamentos.

Como a entrada em operação do primeiro setor, a água ali distribuída deixa de ser bombeada ao reservatório elevado o que possibilitará uma redução de 20% do consumo de energia da unidade Bela Vista. Ao final da implantação dos cinco setores, essa economia será da ordem de 80%.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/05/dae-conclui-primeira-setorizacao-da-historia.html

Deixe uma resposta