Corpus Christi tem procissão amanhã em Bauru

0
1407

Após missa campal com o bispo na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, fiéis seguirão até a Catedral no Centro; ruas ficarão interditadas

Única data do ano em que o Santíssimo (hóstia magna que simboliza o Corpo de Cristo) é levado para fora dos muros da igreja, o Corpus Christi será celebrado amanhã pelos católicos. Em Bauru, haverá missa campal, às 16h30, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Praça Rodrigues de Abreu, 2-55, Centro), com o bispo dom Rubens Sevilha, e, depois, os fiéis participarão de uma procissão na região central. Ao todo, 12 quadras serão interditadas para a programação religiosa, das 7h30 às 20h.

Como já se tornou tradicional, por volta das 18h, os fiéis percorrerão o trajeto da procissão de cerca de 1 quilômetro pelas ruas Sete de Setembro e Gustavo Maciel até a Praça Rui Barbosa.

Pouco antes, a missa campal reunirá todo o clero de Bauru. “Nesta data, não há missa em nenhuma outra igreja”, explica o padre Adinam Roniere da Silva, pároco da Catedral do Divino Espírito Santo.

A procissão segue da Santa Teresinha até a Catedral, onde os participantes receberão a bênção final. Na sequência, os tapetes que decoram as ruas serão desmontados.

DECORAÇÃO

A força-tarefa para enfeitar o trecho da procissão começa cedo. Por volta das 7h desta quinta, já é possível encontrar grupos com dezenas de fiéis enfeitando os pontos. Eles arrecadam donativos, como produtos de higiene e alimentos não perecíveis, que são utilizados na decoração.

Após a procissão, ocorre o recolhimento dos produtos, que são doados para obras sociais da Igreja Católica.

O padre Adinam explica que cada paróquia fica responsável pela decoração de 30 metros de calçada. Depois, ela arrecada os produtos para usar em seus projetos sociais. A Catedral, por exemplo, arrecada itens de higiene para um projeto com moradores de rua realizado aos sábados.

CORPO E SANGUE

A procissão de amanhã é considerada a mais importante do calendário da Igreja Católica, por celebrar a Eucaristia. Os tapetes de Corpus Christi que cobrem as ruas nesta data são uma tradição católica popular. A expressão latina significa o “Corpo de Cristo”, cuja comemoração tem o nome completo de “Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”.

A data representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus. É também a única data do ano litúrgico em que a hóstia sai dos limites da igreja dentro do ostensório.

“É uma missa festiva para celebração da Eucaristia, que é a presença de cristo entre nós”, detalha o padre Adinam.

A procissão foi instituída em junho de 1264, depois do chamado Milagre de Bolsena, em que, durante o momento da eucaristia em uma missa na Itália, a hóstia teria sangrado. Na época, uma grande procissão recebeu os objetos milagrosos em uma catedral, a pedido do papa. E, assim, a tradição se manteve.

INFORMAÇÕES: JCNET

Foto: INTERNET

Fonte: http://marcatv.com.br/novo/corpus-christi-tem-procissao-amanha-em-bauru_n_92

Deixe uma resposta