Coronel Canova assume o comando da Cohab

0
121

O Conselho de Administração da Companhia de Habitação Popular de Bauru (Cohab) referendou o nome de Alexandre Canova Cardoso para o cargo de diretor-presidente, após indicação feita pela prefeita Suéllen Rosim. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), na sede da companhia. Canova é policial militar reformado e já foi presidente da Cohab em meados de 1996. Suéllen prestigiou a reunião do Conselho e destacou que a escolha tem o objetivo de dar transparência e seguir com a redução da estrutura da companhia.

Desde outubro, Canova era o presidente do Conselho de Administração. Ele renunciou, para assumir a presidência da companhia, e o conselheiro Zarcillo Rodrigues Barbosa assumiu a função. A eleição de Canova foi por unanimidade. “O nosso primeiro objetivo é resgatar a credibilidade da Cohab, que foi perdida ao longo do tempo. Vamos promover alguns ajustes, para reduzir as dívidas e o montante devedor, que é elevado. Temos que fazer o melhor para Cohab e para Bauru, sempre”, afirma Canova.

A prefeita Suéllen Rosim desejou sucesso ao novo presidente, e agradeceu ao antecessor, Arildo Lima Jr., que ficou por pouco mais de um ano no cargo. “Fiz a indicação do Coronel Canova pensando no melhor para a Cohab e para Bauru, procurando dar continuidade às negociações da companhia e sempre com transparência. A Cohab vai colaborar com o Ministério Público em tudo o que for necessário na sequência das investigações envolvendo as coisas que ocorreram na companhia no passado”, frisa a prefeita Suéllen.

Antes de deixar o cargo, o agora ex-presidente Lima Jr. agradeceu ao empenho dos funcionários, após um ano difícil de redução estrutural e pandemia. “Estou saindo de maneira harmoniosa com o presidente que está assumindo, desejo todo o sucesso ao Coronel Canova. Uma situação bem diferente daquela que encontramos há pouco mais de um ano, quando assumi. Procuramos dar transparência aos atos da companhia”, disse Lima Jr. A partir desta sexta-feira (8), Canova já responde pelo comando da Cohab.

DIRETORES
A diretoria executiva terá, além do novo presidente, a permanência do diretor financeiro Marcos Roberto da Costa Garcia, servidor de carreira da prefeitura. Garcia é auditor fiscal tributário, foi secretário municipal de Finanças entre 2007 e 2016, e está cedido desde o ano passado para colaborar no processo de reorganização da Cohab.

A gerente jurídica da companhia, Andrea Salcedo, lembrou que a mudança na composição da diretoria ainda será submetida à Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), o que ocorrerá nos próximos dias. A Prefeitura de Bauru é a acionista majoritária da Cohab, com 72,8% das ações, por isso tem a prerrogativa de indicar os membros da diretoria, mas precisa da aprovação do Conselho de Administração, de acordo com o estatuto da companhia.

A reunião para a eleição de Canova contou com a presença dos vereadores Coronel Meira, Eduardo Borgo e Edson Miguel, e com representantes do vereador Pastor Bira.

CONSELHOS
Com a renúncia de Alexandre Canova, que agora será o presidente da Cohab, o Conselho de Administração ficará, temporariamente, com quatro membros. Além de Zarcillo Barbosa, que assume como presidente do Conselho, o colegiado conta ainda com os membros Eusébio Giraldis de Carvalho Júnior, Antônio Adelino Pina Furtado e Newton Rodrigues Felão Júnior. O quinto membro será escolhido em uma reunião marcada para 27 de janeiro, às 14h, para completar a formação.

Também ocorreu uma alteração no Conselho Fiscal, que possui três membros titulares. Everton de Araújo Basílio deixou o cargo, em 29 de dezembro passado, para assumir como secretário mnunicipal de Finanças. Em sua vaga, entrou o suplente Ricardo Alonso Senfuegos. A mudança foi referendada nesta quinta-feira (7), com efeito retroativo ao final do mês passado. Os outros dois titulares deste Conselho são Vitor Gomes Reginato e João Carlos Tascin. Tanto o Conselho de Administração como o Fiscal foram reformulados por completo em outubro do ano passado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe uma resposta