Copom faz 5º corte consecutivo na Selic com redução de 11,75% para 11,25%

0
394

Redução de 0,5 ponto percentual já era prevista, dados os comunicados das últimas reuniões pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 11,75% para 11,25%. O corte desta quarta-feira (31) é o quinto corte desde agosto de 2023, quando a autarquia começou a interromper o ciclo de aperto monetário.

A redução de 0,5 ponto percentual já era prevista, dados os comunicados das últimas reuniões. A diretoria do BC e o próprio presidente, Roberto Campos Neto, acreditavam em cortes no mesmo patamar nos próximos encontros, a exemplo do de hoje.

 

Inclusive, a edição mais recente do Boletim Focus, pesquisa semanal com analistas do mercado financeiro, prevê que a Selic encerre o ano em 9% ao ano.

A Selic alta é um dos principais remédios para controlar a inflação, o que ocorreu ao longo de 2023. Por outro lado, o encarecimento do crédito retrai a atividade econômica, pois inibe investimentos por parte do empresariado.

Outra expectativa do mercado sobre esta quarta tem a ver com os juros nos Estados Unidos, já que o banco central de lá, o FED, também decidiu sobre o tema. A autoridade monetária americana optou por manter a taxa entre 5,25% e 5,5%, o maior das últimas décadas.

FONTE: https://www.band.uol.com.br/economia/noticias/copom-faz-5o-corte-consecutivo-na-selic-com-reducao-de-1175-para-1125-16664187

Deixe uma resposta