Consumo de açúcar: vamos reduzir?

0
1241

Um dos principais motivos pelo crescimento do número de pessoas com obesidade no país, e em todo mundo, é a mudança do padrão alimentar, onde se predomina o alto consumo de açúcar e produtos ultraprocessados, associado ao baixo de frutas, legumes, verduras e grãos. A obesidade é considerada um problema de saúde pública, com uma prevalência de aumento em 60%, nos últimos 10 anos.

Uma pesquisa levantada pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), em parceria com o Ministério da Saúde, mostrou que o brasileiro consome aproximadamente 30 kg de açúcar ao ano, um valor que ultrapassa aquele recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 18,2 kg ao ano. A maior parte do consumo de açúcar no Brasil está dentro daquele adicionado pelo consumidor no preparo de alimentos em casa, podendo chegar a 56,3%.

maior parte do consumo de açúcar no Brasil está dentro daquele adicionado pelo consumidor no preparo de alimentos em casa (Foto: Divulgação)maior parte do consumo de açúcar no Brasil está dentro daquele adicionado pelo consumidor no preparo de alimentos em casa (Foto: Divulgação)

maior parte do consumo de açúcar no Brasil está dentro daquele adicionado pelo consumidor no preparo de alimentos em casa (Foto: Divulgação)

Como o excesso de açúcar pode impactar na saúde humana?

O açúcar é um carboidrato simples que pode ser intrínseco e extrínseco nos alimentos. O consumo desequilibrado, principalmente na forma adicionada, propicia diversos prejuízos ao equilíbrio corporal, por conta da alteração na glicemia, que leva ao desenvolvimento de diabetes melittus, complicação cardiometabólicas e até mesmo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer – estudos mostram a relação do excesso de glicose para desenvolvimento da doença.

Como reduzir esse consumo de forma equilibrada?

O mais importante para profissionais de saúde, diante desse cenário, é promover estratégias conscientes para reduzir o açúcar refinado na dieta dos pacientes, e não cortar todo tipo de carboidrato como vem sendo feito atualmente nas dietas de emagrecimento. Opções naturais como mel, melado de cana, adoçantes naturais (xilitol, eritritol, stevia) são algumas substituições do açúcar comum. Tudo em equilíbrio e de forma segura para manter uma alimentação equilibrada em prol de manter a saúde!

Açúcar é um carboidrato simples que pode ser intrínseco e extrínseco nos alimentos (Foto: Unsplash/Divulgação)Açúcar é um carboidrato simples que pode ser intrínseco e extrínseco nos alimentos (Foto: Unsplash/Divulgação)

Açúcar é um carboidrato simples que pode ser intrínseco e extrínseco nos alimentos (Foto: Unsplash/Divulgação)

Fonte: https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem/5-minutos-de-nutricao/noticia/consumo-de-acucar-vamos-reduzir.ghtml

Deixe uma resposta