Como ter uma alimentação saudável

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Vivian Zilio é nutricionista formada pela Universidade do Sagrado Coração e atua na Clínica Longevità. Contato: Rua José Fernandes, 11-12 (14) 3223-4242 [email protected]

Para garantir que todos os nutrientes essenciais ao organismo estejam presentes na nossa dieta, precisamos ter uma alimentação saudável, ou seja, uma dieta composta de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras,
vitaminas e minerais. Ser variada, colorida e possuir todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Como montar o prato

Café da manhã

Lembre-se: Quanto mais colorido seu prato for, mais nutritivo.
Lembre-se:
Quanto mais colorido
seu prato for,
mais nutritivo.

É a refeição mais importante do dia. Pular o café da manhã diminui capacidade de concentração e deixa o metabolismo

 

mais lento, além de exagerar na próxima refeição pelo fato de estar com mais fome. O ideal é combinar uma fruta, um carboidrato integral e proteínas!

Lanches intermediários
lanchesAjudam a manter uma alimentação equilibrada e saudável. Comer de 3 em 3 horas favorece a termogênese, que é o gasto calórico natural do corpo, ajudando assim na perda de peso. Ficar muito tempo sem comer economiza queima calórica, auxiliando no acúmulo de gordura.

Almoço e jantar
Preencha a metade do prato com vegetais crus e cozidos. Divida a outra metade em duas partes e preencha ¼ com carboidrato (integral!) e o restante com proteína vegetal e animal.

Os grupos dos alimentos

Cereais, pães, tubérculos e raízes
Alimentos ricos em carboidratos, necessários para dar energia ao organismo. Dê sempre preferência aos integrais. Ex. arroz, pão, macarrão, farinhas, batata e mandioca.

Proteínas
Importante para formação e manutenção de tecidos e órgãos.
Ex. Proteína de origem animal: carnes, frango, peixes, ovos, leites e derivados.
Proteína de origem vegetal: Feijão, lentilha, ervilha e soja. Boas fontes de ômega 3 e 6 e fibras.

Óleos e gorduras
É o combustível mais energético das células. Sempre de preferência para gordura insaturada como azeite de oliva extra-virgem, óleo de soja, milho e girassol. Evite as gorduras saturadas presente nas carnes vermelhas gordas, pele de frango, leite integral, manteiga, óleo de dendê.

Vitaminas e minerais
Encontradas nas frutas, verduras e legumes. Rica em antioxidantes que diminuem o efeito maléfico dos radicais livres. Possui boa quantidade de fibras.

ATENÇÃO! Nunca faça dieta sem carboidratos. Eles são fonte de energia primaria do corpo, ou seja, o combustível que permite o funcionamento do organismo. Ao eliminá-los o organismo não queima gordura, e sim líquido e massa muscular.

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