Como ter uma alimentação saudável

1
2447
img_5659
Vivian Zilio é nutricionista formada pela Universidade do Sagrado Coração e atua na Clínica Longevità. Contato: Rua José Fernandes, 11-12 (14) 3223-4242 vivian.zilio@hotmail.com

Para garantir que todos os nutrientes essenciais ao organismo estejam presentes na nossa dieta, precisamos ter uma alimentação saudável, ou seja, uma dieta composta de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras,
vitaminas e minerais. Ser variada, colorida e possuir todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Como montar o prato

Café da manhã

Lembre-se: Quanto mais colorido seu prato for, mais nutritivo.
Lembre-se:
Quanto mais colorido
seu prato for,
mais nutritivo.

É a refeição mais importante do dia. Pular o café da manhã diminui capacidade de concentração e deixa o metabolismo

 

mais lento, além de exagerar na próxima refeição pelo fato de estar com mais fome. O ideal é combinar uma fruta, um carboidrato integral e proteínas!

Lanches intermediários
lanchesAjudam a manter uma alimentação equilibrada e saudável. Comer de 3 em 3 horas favorece a termogênese, que é o gasto calórico natural do corpo, ajudando assim na perda de peso. Ficar muito tempo sem comer economiza queima calórica, auxiliando no acúmulo de gordura.

Almoço e jantar
Preencha a metade do prato com vegetais crus e cozidos. Divida a outra metade em duas partes e preencha ¼ com carboidrato (integral!) e o restante com proteína vegetal e animal.

Os grupos dos alimentos

Cereais, pães, tubérculos e raízes
Alimentos ricos em carboidratos, necessários para dar energia ao organismo. Dê sempre preferência aos integrais. Ex. arroz, pão, macarrão, farinhas, batata e mandioca.

Proteínas
Importante para formação e manutenção de tecidos e órgãos.
Ex. Proteína de origem animal: carnes, frango, peixes, ovos, leites e derivados.
Proteína de origem vegetal: Feijão, lentilha, ervilha e soja. Boas fontes de ômega 3 e 6 e fibras.

Óleos e gorduras
É o combustível mais energético das células. Sempre de preferência para gordura insaturada como azeite de oliva extra-virgem, óleo de soja, milho e girassol. Evite as gorduras saturadas presente nas carnes vermelhas gordas, pele de frango, leite integral, manteiga, óleo de dendê.

Vitaminas e minerais
Encontradas nas frutas, verduras e legumes. Rica em antioxidantes que diminuem o efeito maléfico dos radicais livres. Possui boa quantidade de fibras.

ATENÇÃO! Nunca faça dieta sem carboidratos. Eles são fonte de energia primaria do corpo, ou seja, o combustível que permite o funcionamento do organismo. Ao eliminá-los o organismo não queima gordura, e sim líquido e massa muscular.

1 Comentario

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here