Como ler os rótulos dos alimentos adequadamente?

0
582

A prática de ler os rótulos dos produtos no mercado é essencial para a escolha de alimentos saudáveis. E para isso, é preciso saber avaliar o que realmente é importante dentro de um produto! Veja algumas dicas importantes para ajudar você neste quesito:

1. Atente-se à lista de ingredientes!

Na legislação de rotulagem de alimentos, a empresa deve deixar clara e coerente a lista de ingredientes contidos no produto, em ordem decrescente de volume, ou seja, o primeiro ingrediente citado é o que está em maior quantidade, seguido do segundo ingrediente. Quanto mais ingredientes, mais chances daquele produto ser ultraprocessado e cheio de aditivos químicos indispensáveis. Vamos sempre estar atentos a essa lista!

2. Não esqueça da data de validade e conservação.

É preciso sempre checar a data de validade e forma de conservação dos produtos no mercado. E na embalagem que se encontra uma observação/ressalva: “após aberto, conservar em geladeira por até 3 dias”. O consumo de alimentos fora da validade são extremamente prejudiciais à saúde!

3. Veja a VD% de cada nutriente especificado na tabela de informação nutricional.

Na informação nutricional de todos os alimentos deve vim a quantidade de certos nutrientes, com a % referente à ingestão diária total recomendada do mesmo – chamada de %VD. Essa nos informa o quanto estamos consumindo, em %, daquele nutriente em apenas um produto. É importante avaliarmos a qualidade nutritiva em cada porção!

O ideal é evitar o consumo exagerado de produtos ricos em açúcares, gorduras trans e saturadas, alto teor de sódio, poucas fibras e com adição excessiva de corantes e conservantes artificiais. Quanto mais simples o alimento, mais nutrientes e benefícios você terá ao consumi-lo!

É preciso sempre checar a data de validade e forma de conservação dos produtos no mercado — Foto: DivulgaçãoÉ preciso sempre checar a data de validade e forma de conservação dos produtos no mercado — Foto: Divulgação

É preciso sempre checar a data de validade e forma de conservação dos produtos no mercado — Foto: Divulgação

Fonte: https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem/5-minutos-de-nutricao/noticia/como-ler-os-rotulos-dos-alimentos-adequadamente.ghtml

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here