Com 5 dias de festa, Viva Bauru é marcado pela confraternização

0
1823
Dia do aniversário da cidade - Viva Bauru. 01/08/2018 Big Bolo

Logo no entorno do Parque Vitória Régia, centenas de crianças, adolescentes e adultos se divertiam, nessa quarta-feira (1), em meio às pipas. A brincadeira já virou tradição no Viva Bauru, o megaevento solidário que, neste ano, celebrou os 122 anos do município e os 51 anos do Jornal da Cidade. Nesta edição, com foco na família, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local, nos cinco dias de festa, em busca de confraternização.

Nem a mudança do tempo afugentou a multidão ontem, último dia do evento. Os estudantes Caio Henrique Correia, de 17 anos, e Anderson Henrique de Souza, de 18, vieram de Agudos só para soltar pipa no Viva Bauru. “É uma oportunidade única, afinal”, observa Caio.

Já o casal José Luiz Stringasci, de 55 anos, e Tânia de Oliveira Stringasci, de 56, curtiam a festa de outra maneira. Ao lado do filho, o estudante Luiz Henrique Oliveira Stringasci, de 12, eles expunham o triciclo, com o qual já viajaram a cidades de até 200 quilômetros de Bauru.

Diretor da Projeto Cidade, Renato Franco Zaiden faz avaliação positiva desta edição da festa, que vendeu 25 mil sanduíches

Membro da diretoria da Turma da Sucata, Jorge Oliveira levou diversos veículos ao Vitória Régia, incluindo um Fusca, fabricado em 1965. “Este é o meu xodó”, confessa.

BIG BOLO

A ameaça de chuva foi incapaz de afastar o público da “menina dos olhos” do Viva Bauru, que é o Big Bolo. Com 32 metros quadrados e 1,5 tonelada, a guloseima rendeu 20 mil pedaços, que foram cortados e distribuídos pelos Voluntários em Ação, Lions Clube, Rotary Clube e Grupo Escoteiro Tiradentes, com o apoio do Tiro de Guerra de Bauru.

Renan Casal
Cabo Ohanes, cabo Miranda e cabo Richiere durante a exposição da Força Tática, no estande da Estre Ambiental
Samantha Ciuffa
Faísca e Espirro agitaram o público em vários momentos

Já a confecção do doce ficou por conta do Sindicato da Panificação de Bauru (Sindpan) e do Senai, cuja Banda Marcial deu o tom do “Parabéns pra você”, cantado pelos palhaços Faísca e Espirro, além do público em geral.

Coordenador dos Voluntários em Ação, Miguel Zaidan Daré trabalha na distribuição da guloseima desde a sua criação, há 22 anos. “Além de lutar em prol das causas sociais, nós fazemos questão de participar da comemoração do aniversário de Bauru, que tanto nos ajuda a desenvolver o nosso trabalho”, comenta.

Já o presidente do Sindpan, Evaristo Rodriguez Gonzalez, afirma que começou a confeccionar o Big Bolo no centenário da cidade. “E vou continuar fazendo até eu ter energia para tanto”, adianta.

Diretor do Senai Bauru, Ademir Redondo sente-se lisonjeado pelo fato de a instituição contribuir de forma significativa para a realização da festa. “Chegamos por volta das 8h30 e só terminamos de montar o bolo às 12h. É uma experiência e tanto para os nossos alunos”, completa.

Instrutor chefe do Tiro de Guerra, o subtenente Marivaldo Costa Lopes, alega que a instituição agiu no sentido de manter a ordem da fila do Big Bolo. “É uma forma de os alunos se relacionarem com o público e aprenderem a ter disciplina”, revela.

A presidente do Grupo Escoteiro Tiradentes, Zoraide Bonaire Pereira Grassi, por sua vez, defende que um dos objetivos da entidade é ensinar a solidariedade aos integrantes. “Este evento leva a pensarmos um pouco mais no próximo”, informa.

‘FOI UM SUCESSO’

Diretor da Projeto Cidade, empresa que organiza a festa, Renato Franco Zaiden faz um balanço positivo da iniciativa, que, mais uma vez, superou as expectativas. Segundo ele, foram mais de 100 mil pessoas e 25 mil sanduíches vendidos, em cinco dias de evento.

“O interessante é que o Viva Bauru deste ano foi marcado pela predominância da família, bem como de grupos de amigos”, destaca.

Fotos: Samantha Ciuffa
Mais uma vez, o Viva Bauru bateu recorde de público
Entre diversas atrações, havia exposição de carros antigos

O diretor do Grupo Cidade, Renato Delicato Zaiden, também faz boa avaliação da iniciativa e destaca que, mesmo em tempos difíceis, tudo deu muito certo. “Foi algo desafiador, mas a expectativa de uma melhora do cenário fez com que o público dissesse ”sim’ ao Viva Bauru”, reforça.

Já o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) acredita que, além da questão solidária – já que 25 entidades saíram beneficiadas com a venda dos lanches durante a Festa do Sanduíche Bauru -, a festa faz parte da história da cidade. “O legal é a integração entre os bauruenses”, frisa.

Para o deputado estadual Celso Nascimento (PSC), comemorar 122 anos de uma cidade que cresce dentro de um contexto, no qual o País está falido, é uma alegria muito grande. “Bauru faz a diferença e, hoje, a população toda presente mostra que ainda há esperança”, argumenta.

Gerente de Marketing da Unimed, Márcia Palhaci alega que a cooperativa firmou esta parceria com a Projeto Cidade há vários anos. “É um prazer apoiar um evento tão gratificante para a comunidade”, diz.

‘LIXO ZERO’

Gerente comercial privado da Estre Ambiental, Rafael Bien Henrique frisa que a empresa protagonizou o Projeto Lixo Zero, no qual a Emdurb cuidou da limpeza, a Semma, da conscientização, e a Estre, da doação dos materiais recicláveis à Coopeco. “Seguimos a pedagogia do exemplo”, complementa.

ATRAÇÕES

Com mais samba do que nunca, Fundo de Quintal foi a atração responsável pelo encerramento do Viva Bauru, nessa quarta-feira (1) à noite.

Só nesta quarta-feira, a festa reuniu público superior a 60 mil pessoas.

Douglas Reis
Márcio, Sereno, Ubirany, Bira Presidente, Júnior e Ademir do grupo de samba Fundo de Quintal
Tetracampeão do Big Bolo

O vigia aposentado Alberto Ramos, de 66 anos, conquistou, nessa quarta-feira (1), o tetracampeonato do Big Bolo, ou seja, já foi o primeiro da fila da guloseima por quatro anos. “Como eu perdi o posto, em 2017, cheguei ao Vitória Régia por volta das 21h30 de ontem (terça-feira, dia 31) e passei a noite em claro. É gratificante comemorar o aniversário da cidade desta forma”, finaliza.

Serviço

A realização do Viva Bauru é do Jornal da Cidade, da Rede Confiança Supermercados e da Prefeitura Municipal, com planejamento da Projeto Cidade.

Os patrocinadores são: Transurb, Unimed, Estre, Caixa Econômica Federal, Mondelli e Haribo.

O evento conta, ainda, com a parceria de: Lume Light, Alpha Secure, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, Bauru Painéis, Confraria Fernandes, Marca, Bauru Pocket, 96 FM e JCNET.

Parceiros de mídia: Record Paulista, TV Preve, Polvo, TV FIB, Marca TV e TV Unesp.

Parceiros sociais: Master Martini, Anaconda Farinha de Trigo, Rosa Branca, Copacabana, Elo Musical, Bunge, Kibon, Fundação Astronauta Marcos Pontes, Broto Novo Móveis Rústicos, HG Produções, De Bike, Campesca, Imagem Papelaria, Centrinho-USP e Palamin Impressão Digital.

Atuação organizacional: Aeaps, Sebes, Semel, Sedecon, Comtur Bauru, Semma, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Obras.

Atuação Social: Senac, Sesc, Senai, Sesi, Sest/Senat, Emdurb, DAE, Expresso de Prata, Grupo Voluntários em Ação, Grupo Escoteiro Guia Lopes, Grupo Escoteiro Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Militar.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/08/com-5-dias-de-festa-viva-bauru-e-marcado-pela-confraternizacao.html

Deixe uma resposta