Logo no entorno do Parque Vitória Régia, centenas de crianças, adolescentes e adultos se divertiam, nessa quarta-feira (1), em meio às pipas. A brincadeira já virou tradição no Viva Bauru, o megaevento solidário que, neste ano, celebrou os 122 anos do município e os 51 anos do Jornal da Cidade. Nesta edição, com foco na família, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local, nos cinco dias de festa, em busca de confraternização.
Nem a mudança do tempo afugentou a multidão ontem, último dia do evento. Os estudantes Caio Henrique Correia, de 17 anos, e Anderson Henrique de Souza, de 18, vieram de Agudos só para soltar pipa no Viva Bauru. “É uma oportunidade única, afinal”, observa Caio.
Já o casal José Luiz Stringasci, de 55 anos, e Tânia de Oliveira Stringasci, de 56, curtiam a festa de outra maneira. Ao lado do filho, o estudante Luiz Henrique Oliveira Stringasci, de 12, eles expunham o triciclo, com o qual já viajaram a cidades de até 200 quilômetros de Bauru.
Diretor da Projeto Cidade, Renato Franco Zaiden faz avaliação positiva desta edição da festa, que vendeu 25 mil sanduíches |
Membro da diretoria da Turma da Sucata, Jorge Oliveira levou diversos veículos ao Vitória Régia, incluindo um Fusca, fabricado em 1965. “Este é o meu xodó”, confessa.
BIG BOLO
A ameaça de chuva foi incapaz de afastar o público da “menina dos olhos” do Viva Bauru, que é o Big Bolo. Com 32 metros quadrados e 1,5 tonelada, a guloseima rendeu 20 mil pedaços, que foram cortados e distribuídos pelos Voluntários em Ação, Lions Clube, Rotary Clube e Grupo Escoteiro Tiradentes, com o apoio do Tiro de Guerra de Bauru.
Renan Casal |
Cabo Ohanes, cabo Miranda e cabo Richiere durante a exposição da Força Tática, no estande da Estre Ambiental |
Samantha Ciuffa |
Faísca e Espirro agitaram o público em vários momentos |
Já a confecção do doce ficou por conta do Sindicato da Panificação de Bauru (Sindpan) e do Senai, cuja Banda Marcial deu o tom do “Parabéns pra você”, cantado pelos palhaços Faísca e Espirro, além do público em geral.
Coordenador dos Voluntários em Ação, Miguel Zaidan Daré trabalha na distribuição da guloseima desde a sua criação, há 22 anos. “Além de lutar em prol das causas sociais, nós fazemos questão de participar da comemoração do aniversário de Bauru, que tanto nos ajuda a desenvolver o nosso trabalho”, comenta.
Já o presidente do Sindpan, Evaristo Rodriguez Gonzalez, afirma que começou a confeccionar o Big Bolo no centenário da cidade. “E vou continuar fazendo até eu ter energia para tanto”, adianta.
Diretor do Senai Bauru, Ademir Redondo sente-se lisonjeado pelo fato de a instituição contribuir de forma significativa para a realização da festa. “Chegamos por volta das 8h30 e só terminamos de montar o bolo às 12h. É uma experiência e tanto para os nossos alunos”, completa.
Instrutor chefe do Tiro de Guerra, o subtenente Marivaldo Costa Lopes, alega que a instituição agiu no sentido de manter a ordem da fila do Big Bolo. “É uma forma de os alunos se relacionarem com o público e aprenderem a ter disciplina”, revela.
A presidente do Grupo Escoteiro Tiradentes, Zoraide Bonaire Pereira Grassi, por sua vez, defende que um dos objetivos da entidade é ensinar a solidariedade aos integrantes. “Este evento leva a pensarmos um pouco mais no próximo”, informa.
‘FOI UM SUCESSO’
Diretor da Projeto Cidade, empresa que organiza a festa, Renato Franco Zaiden faz um balanço positivo da iniciativa, que, mais uma vez, superou as expectativas. Segundo ele, foram mais de 100 mil pessoas e 25 mil sanduíches vendidos, em cinco dias de evento.
“O interessante é que o Viva Bauru deste ano foi marcado pela predominância da família, bem como de grupos de amigos”, destaca.
Fotos: Samantha Ciuffa |
Mais uma vez, o Viva Bauru bateu recorde de público |
Entre diversas atrações, havia exposição de carros antigos |
O diretor do Grupo Cidade, Renato Delicato Zaiden, também faz boa avaliação da iniciativa e destaca que, mesmo em tempos difíceis, tudo deu muito certo. “Foi algo desafiador, mas a expectativa de uma melhora do cenário fez com que o público dissesse ”sim’ ao Viva Bauru”, reforça.
Já o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) acredita que, além da questão solidária – já que 25 entidades saíram beneficiadas com a venda dos lanches durante a Festa do Sanduíche Bauru -, a festa faz parte da história da cidade. “O legal é a integração entre os bauruenses”, frisa.
Para o deputado estadual Celso Nascimento (PSC), comemorar 122 anos de uma cidade que cresce dentro de um contexto, no qual o País está falido, é uma alegria muito grande. “Bauru faz a diferença e, hoje, a população toda presente mostra que ainda há esperança”, argumenta.
Gerente de Marketing da Unimed, Márcia Palhaci alega que a cooperativa firmou esta parceria com a Projeto Cidade há vários anos. “É um prazer apoiar um evento tão gratificante para a comunidade”, diz.
‘LIXO ZERO’
Gerente comercial privado da Estre Ambiental, Rafael Bien Henrique frisa que a empresa protagonizou o Projeto Lixo Zero, no qual a Emdurb cuidou da limpeza, a Semma, da conscientização, e a Estre, da doação dos materiais recicláveis à Coopeco. “Seguimos a pedagogia do exemplo”, complementa.
ATRAÇÕES
Com mais samba do que nunca, Fundo de Quintal foi a atração responsável pelo encerramento do Viva Bauru, nessa quarta-feira (1) à noite.
Só nesta quarta-feira, a festa reuniu público superior a 60 mil pessoas.
Douglas Reis |
Márcio, Sereno, Ubirany, Bira Presidente, Júnior e Ademir do grupo de samba Fundo de Quintal |
Tetracampeão do Big Bolo
O vigia aposentado Alberto Ramos, de 66 anos, conquistou, nessa quarta-feira (1), o tetracampeonato do Big Bolo, ou seja, já foi o primeiro da fila da guloseima por quatro anos. “Como eu perdi o posto, em 2017, cheguei ao Vitória Régia por volta das 21h30 de ontem (terça-feira, dia 31) e passei a noite em claro. É gratificante comemorar o aniversário da cidade desta forma”, finaliza. |
Serviço
A realização do Viva Bauru é do Jornal da Cidade, da Rede Confiança Supermercados e da Prefeitura Municipal, com planejamento da Projeto Cidade.
Os patrocinadores são: Transurb, Unimed, Estre, Caixa Econômica Federal, Mondelli e Haribo.
O evento conta, ainda, com a parceria de: Lume Light, Alpha Secure, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, Bauru Painéis, Confraria Fernandes, Marca, Bauru Pocket, 96 FM e JCNET.
Parceiros de mídia: Record Paulista, TV Preve, Polvo, TV FIB, Marca TV e TV Unesp.
Parceiros sociais: Master Martini, Anaconda Farinha de Trigo, Rosa Branca, Copacabana, Elo Musical, Bunge, Kibon, Fundação Astronauta Marcos Pontes, Broto Novo Móveis Rústicos, HG Produções, De Bike, Campesca, Imagem Papelaria, Centrinho-USP e Palamin Impressão Digital.
Atuação organizacional: Aeaps, Sebes, Semel, Sedecon, Comtur Bauru, Semma, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Obras.
Atuação Social: Senac, Sesc, Senai, Sesi, Sest/Senat, Emdurb, DAE, Expresso de Prata, Grupo Voluntários em Ação, Grupo Escoteiro Guia Lopes, Grupo Escoteiro Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Militar.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/08/com-5-dias-de-festa-viva-bauru-e-marcado-pela-confraternizacao.html