Centro de Visitação do Jardim Botânico reabre neste sábado com a Exposição Fotográfica: “Belezas do Atacama”

0
172

Neste sábado, 11/06, acontece a reabertura do Centro de Visitação do Jardim Botânico, que durante 2 anos permaneceu fechado devido à pandemia, mas que agora se encontra de portas abertas para receber os visitantes.

O evento será marcado pela exposição fotográfica “Belezas do Atacama” do fotógrafo Dolírio Filho. A exibição, que permanecerá no espaço de junho a agosto, apresenta as belezas naturais do Deserto do Atacama, um lugar único, localizado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Suas características geográficas fazem do local o mais seco do mundo.

Além disso, o Centro de Visitação também conta com exposições permanentes de frutos, sementes, ilustrações botânicas e fotografias, além de banners informativos sobre o Jardim Botânico e seu universo e uma TV interativa.

A EXPOSIÇÃO

A ideia de uma exposição fotográfica surgiu após a primeira viagem de Dolírio ao Deserto do Atacama, em 2013, em companhia de mais quatro amigos, onde percorreram de motocicleta, mais de 3.000 quilômetros. Para o fotógrafo foi uma das experiências mais grandiosas que já teve. Em 2018 retornou ao deserto com sua esposa e seus dois filhos, o que permitiu o registro das imagens fantásticas presentes nesta exposição.

Nessa mostra o visitante irá apreciar: o majestoso vulcão Licancabur (5.920 m de altura); o Vale da Lua; o Vale da Morte, com suas intrigantes formações rochosas; os Geisers del Tátio, situados a 4.500 metros de altitude; a Laguna Cejar, com sua altíssima concentração de sal; a Laguna de Tebenquiche, com seus flamingos; as Pedras Vermelhas; a Laguna Salar de Talar; as Lagunas Altiplânicas, entre outras. Além de paisagens incríveis, a fauna traz a beleza à região: lhamas, guanacos, zorros, flamingos, viscachas, lagartos e gaviões, entre outros. Sem sombra de dúvidas, o deserto do Atacama é um destino obrigatório para os amantes da natureza.

FOTÓGRAFO: Dolírio Filho

Dolírio iniciou sua relação com a fotografia durante o curso de Desenho Industrial na UNESP de Bauru. Nesta ocasião, além das técnicas fotográficas, aprendeu e se aprimorou na revelação de fotos. Esta conexão com a fotografia foi uma consequência natural de sua fascinação que já tinha pela natureza.

Para o Dolírio a fotografia é uma forma incomparável de expressar emoções, e sem dúvida uma das mais incríveis ferramentas de comunicação e compartilhamento criadas pela humanidade: “Em apenas um apertar de botão, é possível capturar e eternizar momentos indescritíveis que jamais se repetirão”, afirma.

SERVIÇO: EXPOSIÇÃO: “Belezas do Atacama”

Local: Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru.
Período: junho a agosto de 2022
Horário: 8h às 16h.
Entrada gratuita.
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal.

A exposição fotográfica é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru e conta com o apoio das empresas Amigas da Natureza: Omnigráfica, Bauru Painéis, Constel Telecom, Compac, Agnaldo Disarz Cirurgia Plástica, Stockmat, Caetano Urbanismo, Unimed Bauru, Baterias Tudor, Thermic, Servimed, Lojas Copical, Cerâmica Costa Lopes, Musa, Praça Brasil Salgados, Vigus Mais Vida, Tânia Boutique, Ecoart, Lions Clube Bauru Bela Vista, Baterias Route, Jaguacy Avocados, Chedalgus NP, Pharmacis, Primo Seguros e Soluções, Lasermix Acrílicos, FourC Bilingual Academy, Tilibra, Abramides Gonçalves Advogados, Agrosolo, Lwart Soluções Ambientais, Fonesat Teleinformática, EPI’s Online, Sherlock Inspeções e Perícias, Plus Comunicação Visual.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

 

Deixe uma resposta