Centro de Diagnóstico abre até dia 30

0
563

Por Nelson Gonçalves
Jornal da Cidade

O Centro de Diagnóstico da Prefeitura de Bauru será entregue no final deste mês. A afirmação é do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD). A obra era para ter sido entregue em outra etapa, mas teve o cronograma alterado para ajustes no projeto original. O serviço vai funcionar na mesma área onde fica o Pronto-Socorro Central (PSC) e o Pronto-Atendimento Infantil (PAI), no Centro, próximo da avenida Duque de Caxias.

A obra havia sido licitada em 2016, ao custo inicial de pouco mais de R$ 1 milhão, ainda na gestão de Rodrigo Agostinho. Mas o atual governo assumiu, em janeiro de 2017, e identificou a necessidade de alterações no projeto. Conforme o prefeito Gazzetta, essa etapa foi superada. “Também foi necessário analisar as condições do local onde foi instalada a unidade, além de resolver burocracia com equipamentos. Com isso também levantamos a oportunidade de ampliar a oferta de exames. Teremos Centro de Diagnóstico com serviços de endoscopia, ultrassonografia, um mamógrafo digital recebido em contrapartida em projetos de habitação ao valor de R$ 1,2 milhão e raio X digital adquirido pela prefeitura”, conta Gazzetta.

Conforme o prefeito, a administração está tentando incluir a instalação de tomógrafo no pacote de serviços do Centro. “Estamos discutindo a contratação do serviço, o que daria maior alcance na oferta de exames, ampliando a cobertura na prestação de diagnose em saúde”, completa o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde levantou a necessidade de chamamento público para contratar empresa especializada para gerenciar o serviço, com a disponibilização de profissionais, como médico e técnico em radiologia. Para alguns setores a contratação inclui os equipamentos: ultrassom e tomógrafo. “É uma alternativa que apresenta um custo-benefício maior para o município, inclusive porque estes custos não entram na folha de pagamento e, portanto, não estão no cálculo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, comentou o secretário José Eduardo Fogolin, no mês passado, ao JC.

Atualmente, uma empresa terceirizada realiza os exames de raio-X e ultrassom dentro do PSC. A proposta da secretaria é encerrar este contrato para unificar a demanda no Centro de Diagnóstico.

A inauguração do Centro de Diagnóstico não implicará na imediata reativação do atendimento pediátrico de urgência na região central de Bauru.

A pasta informou que, assim como acontece no prédio do PSC, o do PAI passará por adequações assim que o atendimento adulto voltar ao seu local de origem.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Politica/2019/04/centro-de-diagnostico-abre-ate-dia-30.html

Deixe uma resposta