‘Cartório do Futuro’ será instalado hoje no Fórum

0
1825

O Tribunal de Justiça de São Paulo instala, nesta terça-feira (18), a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), conhecida como “Cartório do Futuro”, da Comarca de Bauru, além da Sala de Capacitação em Sistemas da 3ª Região Administrativa Judiciária (3ª RAJ). As informações são da assessoria.

Por aqui, a solenidade no Fórum (rua Afonso Pena, 5-40, Bela Vista), às 11h30, contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. No mesmo dia, às 15h30, estará em Botucatu para visitar o Fórum (Praça Iole Dinucci Fernandes, s/nº – Jardim Rivieira) e se reunir com os magistrados da cidade.

A UPJ abrangerá da 1ª até a 3ª Varas da Família e das Sucessões da Comarca de Bauru. As UPJs são uma inovação que o TJSP informa ter implantado em 2015 para adequar as unidades judiciais à nova realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital. Além de unificar os cartórios, adota nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico.

AVALIAÇÃO

Renan Casal
A juíza Ana Carla Criscione dos Santos: “avanço em práticas”

“O projeto Cartório do Futuro se apresentou como um avanço em práticas cartorárias para agilização da tramitação de processos nas unidades do Tribunal de Justiça”, afirma a juíza diretora do Fórum de Bauru e titular da 1ª Vara da Família e das Sucessões, Ana Carla Criscione dos Santos.

“Quando surgiu a oportunidade de expansão do projeto às comarcas do Interior, considerando que as Varas da Família e das Sucessões necessitam de extrema agilidade em decisões, procedimentos, movimentações e cumprimentos, acreditamos que seria uma forma inovadora e eficiente de melhorar a prestação jurisdicional na Comarca de Bauru”, conta a magistrada.

A Sala de Capacitação é um espaço para que servidores das comarcas integrantes da 3ª RAJ (que tem sede em Bauru) recebam treinamentos, cursos de atualização e participem de workshops para melhor utilizarem as ferramentas do processo digital.

“Além de aprofundar e disseminar o conhecimento sobre os sistemas informatizados do TJSP aos seus integrantes, permitirá, ainda, o compartilhamento de informações entre aqueles que participarão dos treinamentos”, ressalta.

Divisão por números

Em Bauru, atualmente, tramitam 229.777 ações (dados de maio/17), das quais 96.371 são execuções fiscais da Fazenda Pública e 10.257 dizem respeito às Varas da Família e das Sucessões. Apenas no mês de maio foram distribuídos 5.104 novos feitos.

Deixe uma resposta