Brasil bate Sérvia, garante ponta de grupo e vai enfrentar mexicanos nas oitavas

0
1056

O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Garantiu o primeiro lugar no Grupo E, com sete pontos, ao vencer a Sérvia por 2 a 0, ontem, no Spartak Stadium, em Moscou, em sua melhor atuação na competição. Venceu com um futebol mais convincente. Na segunda-feira, às 11h (de Brasília), na Arena Samara, em Samara, enfrenta o México, segundo colocado do Grupo F, por vaga nas quartas de final.

No outro jogo do grupo, a Suíça ficou no empate por 2 a 2 com a Costa Rica, em Nijni Novgorod, e terminou em segundo lugar com cinco pontos – a Sérvia foi a terceira, com três, e os costarriquenhos somaram o primeiro ponto na Copa do Mundo. Pelas oitavas de final, os suíços enfrentarão a Suécia, líder do Grupo F, na terça-feira, às 11h (de Brasília), na Arena Zenit, em São Petersburgo.

A Seleção Brasileira fez o seu melhor primeiro tempo nesta Copa do Mundo. Superior até ao da estreia contra a Suíça, porque foi mais objetiva. Neymar e Philippe Coutinho, os dois principais jogadores do time, estavam bem. Paulinho também subiu de produção em relação aos jogos anteriores.

A Sérvia mostrou ser um adversário bastante complicado. O time europeu marcou bem, adiantado, tentou impor dificuldade à defesa brasileira. E usou a sua principal arma: as bolas altas. Estas, porém, foram bem neutralizadas pela zaga do Brasil e pelas saídas precisas do goleiro Alisson.

A Seleção começou a partida tentando jogar pelos dois lados do campo, mas logo no início Marcelo teve de ter substituído. Segundo o departamento médico da CBF, o lateral-esquerdo teve um espasmo na coluna ao tentar uma arrancada e deixou o campo. Com isso, o Brasil perdeu os seus avanços, uma vez que Filipe Luis não é um grande apoiador.

Pedro Martins/MoWa Press
Neymar mostrou evolução, jogou mais e falou, menos e deu assistência para gol de Thiago Silva

Com a Sérvia bem postada na defesa, o Brasil tinha como alternativa os lançamentos longos e as infiltrações. Teve oportunidades com Neymar e Gabriel Jesus, aos 24 e 28 minutos, respectivamente. Aos 33, a Sérvia teve a sua melhor chance, mas Mitrovic errou na conclusão. O castigo veio dois minutos depois: Philippe Coutinho fez grande lançamento para Paulinho, que se infiltrou, ganhou do zagueiro na corrida e fez 1 a 0 na saída de Stojkovic. Em vantagem, o Brasil manteve o domínio até o final da etapa e quase faz o segundo aos 43 minutos, quando Neymar tentou por cobertura, mas errou o alvo.

Na etapa final, a Sérvia se propôs a ser mais ofensiva. Mas além de encontrar a defesa brasileira bem postada nos primeiros 15 minutos, deu espaço para o contra-ataque. Em um deles, Neymar perdeu o gol ao chutar nas pernas de Stojkovic. Aos 15, porém, o Brasil levou um grande susto. Após cruzamento da direita, Alisson falhou e rebateu na cabeça de Mitrovic, mas Thiago Silva evitou o empate

Os europeus cresceram, começaram a pressionar e tiveram quatro chances seguidas para empatar. Em uma delas, Mitrovic obrigou Alisson a difícil defesa. Porém, aos 23, Neymar cobrou escanteio e Thiago Silva cabeceou para fazer 2 a 0. A partir do segundo gol, o Brasil “amassou” a Sérvia. Dominou o jogo como quis e teve chances perdidas, como uma em que Neymar chutou por cima do gol e outra em que ele tentou dar um toquinho para tirar do goleiro, que levou a melhor no lance. O importante foi que o Brasil venceu e vai com moral elevado para a fase de mata-mata.

Aliviado, Tite diz que vai tomar caipirinha para comemorar

André Mourão/MoWa Press
Thiago Silva mostrou firmeza na defesa e ainda anotou o segundo gol da vitória brasileira

O técnico Tite afirmou ontem que iria tomar uma caipirinha para celebrar a vitória da Seleção Brasileira sobre a Sérvia por 2 a 0 e a consequente classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Aliviado com a vitória e a evolução da equipe, o treinador se disse em paz após a equipe ter cumprido a missão. “Hoje (ontem) eu me permito”, disse ele.

Na resposta de Tite estava embutida a revelação de uma apreensão que tomou conta da comissão técnica, por causa do rendimento aquém da equipe nos dois primeiros jogos em relação à expectativa que foi criada. “Essa equipe criou expectativa alta porque arrebentou em toda a fase de classificação, nos amistosos e nos amistosos recentes”, reconheceu o treinador.

Mas nos dois primeiros jogos as coisas não saíram como o esperado e Tite tem uma explicação. “Mundial é novo ciclo. Queria que arrebentasse como arrebentou no segundo tempo contra a Croácia e contra a Áustria, mas a Copa tem uma característica diferente”, reconheceu.

Tite admitiu que Neymar mostrou uma grande evolução na partida contra os sérvios, mas se manteve fiel a seu estilo de não destacar um único jogador e sim todos os que fazem parte do grupo. “Tem uma série de atletas que vão definir e ser protagonistas. O Gabriel Jesus fez dois gols no primeiro jogo, contra o Equador, foi protagonista. O Paulinho era o artilheiro da equipe até então, protagonista. O Marquinhos, o Thiago Silva, o Miranda pela regularidade”.

O treinador preocupou-se especialmente em sair em defesa de Gabriel Jesus, que novamente não teve uma boa atuação. “Artilheiro vive de fazer grande jogo. Por vezes a bola terminal surge para ele. Por vezes, uma bola parada que o Thiago faz. Futebol é assim. Essas coisas que nos fazem refletir, pensar. Ele tem essa condição”.

Eleito melhor da partida, Paulinho valoriza vaga

Autor do primeiro gol do Brasil ontem, em Moscou, contra a Sérvia, Paulinho minimizou o prêmio de “homem do jogo” recebido pela Fifa e preferiu exaltar a classificação. Desta vez, o volante mostrou alguma evolução, infiltrou na defesa adversária, ao contrário das duas últimas partidas, e fez um gol. “O mais importante para mim é a vitória, a classificação. Minha preocupação toda é entregar para o elenco”, disse. Na jogada do primeiro gol, Philippe Coutinho fez um belo lançamento para Paulinho, que apareceu como “elemento surpresa”. “Todos sabem minha característica. Procuro fazer, enxergar os espaços. O Coutinho numa linda assistência sempre falei, para mim, ele é um craque, um fenômeno.”

Marcelo sente lombar e vira preocupação

O lateral-esquerdo Marcelo teve de sair de campo antes dos dez minutos de partida do Brasil contra a Suíça, ontem, sentindo a região lombar e deu lugar a Filipe Luís. No entanto, a CBF assegurou que seu estado clínico não é tão grave. “Em uma tentativa de arrancada, o lateral teve um espasmo na coluna. Foi medicado e passa bem”, esclareceu a entidade. Marcelo saiu de campo e já iniciou fisioterapia para voltar ao time o quanto antes.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Esportes/2018/06/brasil-bate-servia-garante-ponta-de-grupo-e-vai-enfrentar-mexicanos-nas-oitavas.html#prettyPhoto

Deixe uma resposta