Bauruense é uma das selecionadas para representar o Brasil em fórum da ONU

0
909

Súsel Fernanda Lopes é fisioterapeuta e estuda Educação Física na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru (SP). A moradora da Vila Falcão está entre as oito pessoas selecionadas pelo Instituto Global Attitude para representar o Brasil no 9º Fórum Mundial Urbano da ONU, pelo programa de Diplomacia Civil.

O evento será realizado entre os dias 4 e 13 de fevereiro em Kuala Lampur, na Malásia. Durante o encontro, Súsel vai apresentar as propostas reunidas em sua pesquisa sobre inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A estudante diz estar ansiosa para ouvir o que outras pessoas ao redor do mundo têm para falar sobre o assunto. No fórum, serão discutidas melhorias para as cidades em 2030 e Súsel cita exemplos simples, mas que podem melhorar a vida da população, como rampas de acesso, calçadas regulares e piso tátil.

O tema da pesquisa é resultado de trabalhos realizados nos projetos de extensão na universidade. Por isso, Súsel reforça a importância das iniciativas, que estão na Constituição Federal do Brasil, mas que não ocorrem na maioria dos outros países.

Súsel conta que ideia para a pesquisa veio de um projeto de extensão na universidade (Foto: Reprodução/TV Tem)

O fórum também será importante para sugerir que instituições de ensino de outras nações também implantem essa função social na grade curricular.

Mas para participar do encontro da ONU, Súsel precisa arcar com a viagem de R$ 13 mil. Para arrecadar esse dinheiro, a estudante resolveu vender uma rifa. Cada número custa R$ 10 e dá direito a uma chance de ganhar um almoço completo. Além disso, ela procura um local para realizar um chá beneficente.

Para colaborar com a estudante, também é possível fazer depósitos na conta corrente 67.804-X do Banco do Brasil, agência 2980-7, em nome de Súsel Fernanda Lopes.

Em uma página na internet, ela posta todas as doações recebidas e também registra todo o processo para conseguir pagar a viagem.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/bauruense-e-uma-das-selecionadas-para-representar-o-brasil-em-forum-da-onu.ghtml

Deixe uma resposta