Bauru ultrapassa a marca de 200 mil vacinas de primeira dose da Covid-19 já aplicadas

0
91

O município de Bauru ultrapassou nesta segunda-feira (19) a marca de 200 vacinas de primeira dose da Covid-19 já aplicadas. A campanha completará exatos seis meses nesta terça-feira (20). Após três meses de vacinação, em abril deste ano, a Secretaria de Saúde tinha aplicado 100.001 doses, sendo 62.728 de primeira dose, e 37.273 de segunda dose.

Nos três meses seguintes, com a chegada de mais doses enviadas pela União e pelo Estado, a campanha foi acelerada em Bauru, e já são 281.322 doses aplicadas ao todo, sendo 201.904 de primeira dose, 71.493 de segunda dose, e mais 7.925 vacinas de dose única.

Até agora, pelo menos 55,3% da população já recebeu ao menos uma dose, ou a vacina de dose única. Já o total de pessoas que completaram o esquema vacinal é de 20,9% da população. O esquema vacinal é completado com duas doses no caso das vacinas Coronavac, AstraZeneca/Oxford ou Pfizer/BionTech, ou com a dose única da Janssen. A Secretaria de Saúde destaca que no caso das vacinas de duas doses, é necessário que as pessoas retornem para tomar a segunda dose no prazo estipulado no cartão, ou nos dias seguintes, pois apenas desta maneira será garantida a imunização e eficácia das vacinas.

CONTINUIDADE
Neste momento, Bauru realiza a aplicação da vacina em pessoas com 30 anos ou mais. A vacina também é aplicada em gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidade com 18 anos ou mais e profissionais da educação. Os profissionais da saúde também já foram vacinados.

O avanço da vacinação é fundamental para o controle da pandemia, mas a Secretaria de Saúde destaca que as demais medidas devem continuar, como o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar qualquer tipo de aglomeração, pois os índices da pandemia ainda são preocupantes no País, no estado de São Paulo e na região de Bauru.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe uma resposta