Bauru tem prazo de três meses para implantar plano contra enchentes

0
1096

Uma audiência de conciliação entre a Justiça e prefeitura de Bauru (SP) definiu na manhã desta segunda-feira (6) que o Executivo tem um prazo de 90 dias para colocar em prática o Plano de Atuação Emergencial elaborado para a Avenida Nações Unidas.

O local é considerado o mais crítico da cidade em dias de chuvas fortes e geralmente registra enchentes que colocam em risco a vida das pessoas. Esse plano começou a ser debatido em 2010, quando o Ministério Público entrou com uma ação civil pública por conta da gravidade da situação.

Bauru tem prazo de três meses para implantar plano contra enchentes

Bauru tem prazo de três meses para implantar plano contra enchentes

Segundo as diretrizes deste plano, quando a cidade entrar em estado de alerta por conta das chuvas, quatro pontos de monitoramento da Avenida Nações Unidas entrarão em ação: um na região da rodoviária, outros dois próximos ao viaduto da linha do trem, e um quarto já na região da Rodovia Marechal Rondon.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Sidnei Rodrigues, no plano também está contemplada a atuação de outras secretarias, como a de Meio Ambiente, no caso de queda de árvores, ou a de Obras, quando o problema for de iluminação.

Sidnei Rodrigues, coordenador da Defesa Civil de Bauru: Sidnei Rodrigues, coordenador da Defesa Civil de Bauru:

Sidnei Rodrigues, coordenador da Defesa Civil de Bauru: “A meta é que pessoas não morram mais na Nações Unidas” (Foto: Reprodução / TV TEM)

Além disso, explica o coordenador da Defesa Civil, já existe um grupo em funcionamento que fica de sobreaviso em dias de chuvas para conseguir dar uma resposta no menor tempo possível.

“O município deveria de ter R$ 360 milhões para obras de galerias, mas como não temos essa verba fomos notificados pelo MP para criar procedimentos para que as pessoas não morram mais na Nações Unidas”, disse Rodrigues.

Avenida Nações Unidas, em Bauru, é considerado um local crítico em dias de chuva forte (Foto: Reprodução / TV TEM)Avenida Nações Unidas, em Bauru, é considerado um local crítico em dias de chuva forte (Foto: Reprodução / TV TEM)

Avenida Nações Unidas, em Bauru, é considerado um local crítico em dias de chuva forte (Foto: Reprodução / TV TEM)

Fonte: g1.globo.com –  https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/bauru-tem-prazo-de-tres-meses-para-implantar-plano-contra-enchentes.ghtml

Deixe uma resposta