Ranking divulgado ontem pela Secretaria de Desenvolvimento Regional considera as cidades com mais de 100 mil habitantes
Bauru ocupa a terceira colocação no ranking de menor taxa de letalidade pela Covid-19 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo. A informação foi prestada nesta terça-feira (14) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O índice bauruense de mortalidade apresentado pelo Estado é de 2,06%.
Na lista das dez cidades com melhores resultados, além de Bauru, também consta Botucatu, que aparece na quarta colocação (confira, no quadro ao lado, o ranking com as dez cidades).
Segundo Vinholi, dois fatores explicam os bons resultados nestes municípios. “Primeiro, a qualidade no tratamento de saúde; em seguida, a política de testagem para o vírus, que é fundamental para seguir avançando em todo o Estado junto com nosso programa de rastreamento, anunciado na última semana, que possibilitará melhoras na evolução da pandemia. Com essas ações, mantemos o Estado com atendimento pleno na área de saúde e com todas as pessoas em condições de atendimento”, afirmou o secretário, durante a coletiva de imprensa.
Vale destacar que, conforme o JC noticiou, este programa de rastreamento citado por Marco Vinholi coloca Bauru como uma das três cidades paulistas no projeto piloto. O objetivo é rastrear e monitorar pessoas que tiveram contato, por mais de 15 minutos, com pacientes da Covid-19.
Cidade tem novo óbito: homem de 42 anos sem comorbidades
Apesar da boa classificação de Bauru anunciada pelo Estado, o novo coronavírus segue interrompendo vidas e deixando famílias em luto no município. Nesta terça-feira (14), o Departamento de Saúde Coletiva informou a morte de um homem de 42 anos. Além da faixa etária, a 49.ª vítima fatal da Covid-19 na cidade chama a atenção por não ter comorbidades associadas.
Segundo o boletim epidemiológico, o homem apresentou início dos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 28 de junho. O paciente estava internado em um hospital público do município e o óbito ocorreu no último sábado (11), mas o resultado positivo para a Covid foi divulgado nesta terça.
Além das 49 mortes oficializadas até o momento, Bauru conta com quatro óbitos suspeitos ainda em investigação.
CASOS CONFIRMADOS
O novo informe epidemiológico trouxe a confirmação de mais 83 casos da doença. Com isso, o número de registros positivos foi de 2.547 para 2.630.
Já os exames realizados e que descartaram a Covid-19 aumentaram em 434. Agora, são 8.269 testes negativos para o novo coronavírus.
A fila de espera é de 534 pessoas aguardando resultados e a quantidade de pessoas curadas continua em 2.042.