fbpx
sábado, 13 de agosto de 2022
Anúncio
Home Noticias Bauru tem 40 novas árvores! As mudas foram plantadas na Avenida Nações...

Bauru tem 40 novas árvores! As mudas foram plantadas na Avenida Nações Unidas

0
786

No último dia 27 de julho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) implantou o “Piloto de Floresta Urbana” em Bauru. A ação contou com o plantio de 40 mudas de árvores nativas nos dois lados da quadra 42 da Avenida Nações Unidas. No total, foram escolhidas 13 espécies diferentes de árvores: Sibipiruna, Pau-Ferro, Magnólia, Mirindiba, Coração de Negro, Calabura, Quereutéria, Dedaleiro, Ipês branco e amarelo, Aroeira, Pimenteira e Quaresmeira.

Segundo a secretária da Semma, Mayra Fernandes, o local foi escolhido por ser uma importante via de ligação da cidade. Além disso, a avenida contem diversos pontos turísticos como o Anfiteatro do Parque Vitória Régia, a Praça da Paz, o Teatro Municipal, o Zoológico Municipal e o Jardim Botânico.

“Optamos pelo quarteirão 42 devido à deficiência de arborização nessa região. A Avenida é arborizada de maneira geral, porém em alguns pontos temos árvores apenas no canteiro central, sendo deficitária nos passeios públicos. Por se tratar de uma via com intensa circulação de veículos e de pessoas, a complementação de arborização da área irá contribuir na qualidade de vida dos munícipes e na diminuição do impacto de poluição que os veículos causam”, observou Mayra.

O projeto prevê a arborização urbana proposta pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A arborização na cidade tem algumas características específicas pois ela precisa se adequar ao meio urbano. As árvores escolhidas para o plantio visam a melhoria da qualidade paisagística e ambiental. Além disso, elas tem o objetivo de recuperar aspectos da paisagem natural, atenuando os impactos decorrentes da urbanização.

Arborizando Bauru

A cidade também conta com um projeto independente para deixá-la mais arborizadas e, além disso, com mais frutas. O Fruto Urbano nasceu de dois irmãos que perceberam a falta de árvores, de sombra e de pássaros em nosso contexto urbano.

O projeto conta com aproximadamente 80 voluntários que realizam plantio de árvores frutíferas por toda a cidade. Eles realizam plantios coletivos abertos para quem quiser ajudar e a programação é publicada na página do Facebook™.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat