Bauru recebe segunda remessa de vacina da Covid-19, desta vez da AstraZenica/Fiocruz

0
532

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da recebeu nesta terça-feira (26), mais uma remessa de vacina da Covid 19. Desta vez chegaram 6.660 doses do imunizante da AstraZenica, produzido junto à Universidade de Oxford, que no Brasil é distribuído pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ezequiel Santos, os próximos passos após o recebimento são o estudo da Norma Técnica e a capacitação das equipes para utilizar essa vacina, que entrará em distribuição conforme a prioridade definida pelo Ministério da Saúde e o Estado de São Paulo.

As vacinas serão aplicadas em profissionais da saúde, priorizando aqueles que estão na “linha de frente”, de combate à pandemia, seguindo-se as Instituições de Longa Permanência de Idosos, residências inclusivas de jovens e adultos portadores de deficiências, trabalhadores de serviços públicos e privados tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na questão em referência, para os casos suspeitos de Covid-19 e demais trabalhadores na área de saúde”.

A imunização deste público-alvo deverá começar ainda nesta semana, seguindo paralelamente à aplicação das 8.680 doses da Coronavac, do Instituto Butatan, iniciada na semana passada. A segunda dose da AstraZenica será aplicada 12 semanas após o final da primeira fase de imunização.

“É importante salientar que todos os profissionais da saúde receberão a vacina, não há necessidade de desespero, mas nesse momento existe uma ordem de prioridade que é descrita na Norma Técnica. Não estamos passando ninguém na frente, terminando esse grupo prioritário, os demais trabalhadores da saúde serão imunizados. Entendemos a ansiedade de toda a população e pedimos a compreensão de todos”.

Vale ressaltar que a vacinação de idosos está programado para o dia 15 de fevereiro, caso não aconteça algum imprevisto. Antes dessa data não haverá imunização de outros grupos além dos que já estão sendo vacinados.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe uma resposta