Bauru libera vacinação a profissionais da saúde que não estejam em atuação

0
876
Cadastro é pelo bauru.sp.gov.br / Crédito: Larissa Bastos
Segundo prefeitura, mudança segue nova norma técnica do Ministério da Saúde e há doses suficientes para toda a demanda

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Bauru passou a vacinar contra o coronavírus todos os profissionais da saúde que estejam atuando ou não em serviços da área na cidade, e também aqueles que trabalham em funções relacionadas. Antes, foi divulgado que só quem estivesse trabalhando e vinculado a um estabelecimento seria imunizado. O Executivo municipal afirma que a mudança ocorreu para seguir a nova norma técnica do Ministério da Saúde. A pasta federal, por sua vez, pede que a norma seja seguida, mas reforça que os Estados e municípios têm autonomia para decidir. Mesmo diante da ampliação, a prefeitura afirma que o estoque de doses atual é suficiente para toda a demanda.

Segundo o município, agora, podem ser vacinados todos os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, médicos veterinários, e os respectivos técnicos e auxiliares destas categorias, que estejam trabalhando neste momento ou não. A imunização também foi aberta para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Além desses, também podem ser imunizados aqueles que trabalham em funções relacionadas, como em hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, de maneira direta, ou de apoio, como limpeza, segurança, recepção, cozinha e lavanderia; ou, então, cuidadores profissionais de idosos, doulas, parteiras e funcionários do sistema funerário que lidem com cadáveres potencialmente contaminados.

De acordo com a prefeitura, os aposentados que ainda tiverem o registro profissional, como, por exemplo, o número do Cremesp para médicos, também podem receber a vacina. Porém, sem este registro, devem aguardar a imunização de acordo com a própria faixa etária.

O Executivo municipal ainda afirmou, por meio de nota, que “recebeu 24 mil doses até a última semana” do Estado e que, “no momento, há estoque suficiente para garantir a vacinação dos grupos que têm direito a receber a vacina”.

CADASTRO

Vale lembrar que profissionais da saúde e relacionados que se enquadrem no perfil estabelecido pela prefeitura precisam, antes de comparecer a uma unidade, preencher o cadastro no site www.bauru.sp.gov.br (no banner vermelho) e fazer o agendamento. Para aqueles que não tiverem vínculos com empresas, os campos obrigatórios ‘nome do estabelecimento onde trabalha’ e ‘endereço’ devem ser preenchidos, segundo o município, com a palavra ‘autônomo’.

As doses serão aplicadas de segunda a sexta, conforme o expediente de cada unidade, que também está disponível no site da prefeitura. Dúvidas podem ser tiradas pela Ouvidoria (3104-1452) ou nas próprias unidades.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2021/02/749347-bauru-libera-vacinacao-a-profissionais-da-saude-que-nao-estejam-em-atuacao.html#.YCJ6CrEuaY0.whatsapp

Deixe uma resposta