Bauru ganha agência de emprego municipal

0
1246
Lançamento da plataforma digital de empregos de Bauru.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) lançou, nessa segunda-feira (30), o Programa Emprega Bauru, uma espécie de agência de empregos que irá cadastrar tanto vagas de empresas quanto trabalhadores em busca de reinserção no mercado. Em um futuro breve, a intenção é iniciar cursos de capacitação e treinamentos, tendo como base o perfil predominante dos postos de trabalho ofertados.

Lançamento do Programa Emprega Bauru. 30/10/2017
Aline Fogolin

O cadastro dos interessados já pode ser feito de maneira online, por meio do https://hotsite.bauru.sp.gov.br/empregabauru, plataforma onde também é possível se inscrever para o Programa Time do Emprego, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) em parceria com o município, que oferece técnicas de direcionamento ao mercado, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos e dicas para entrevistas.

“Podem participar do Time do Emprego pessoas a partir de 16 anos, que queiram aprimorar seus conhecimentos e aumentar as chances de conquistar as vagas”, comenda a titular da Sedecon, Aline Fogolin.

Segundo ela, as ações de divulgação do Emprega Bauru junto às empresas já vinham sendo feitas nas últimas semanas, o que permitiu a abertura do programa com um volume mínimo de vagas cadastradas.

“Nesta primeira semana, por exemplo, temos 30 vagas na área de construção civil oferecidas por uma grande empresa de Bauru. Mas continuaremos este trabalho de prospecção para ampliar o banco de dados cada vez mais”, adianta.

LEQUE DIVERSIFICADO

A partir da consolidação da iniciativa, a intenção é alcançar um leque diversificado, com oportunidades para jovens em estágios até vagas que exijam pós-graduação. “A mão de obra qualificada é um potencial que Bauru tem e vamos explorar isso. É importante salientar, ainda, que o serviço é gratuito e abrange vagas de todos os níveis, na indústria, comércio e serviços, em pequenas, médias e grandes empresas”, acrescenta, ressaltando que todos os currículos serão avaliados e, caso atendam aos requisitos de uma vaga, encaminhados ao empregador, que fará a convocação para entrevista.

CAPACITAÇÃO

No início de 2018, a previsão é expandir as atividades do programa municipal, dando início a cursos de capacitação em um imóvel já reservado pela Sedecon na rua Silva Jardim, no Jardim Bela Vista. Até lá, o local poderá ser utilizado pelas próprias empresas cadastradas, caso não tenham espaço próprio para a realização de entrevistas e treinamentos. “Nosso foco é oferecer um modelo que garanta o serviço completo para o empregador e o trabalhador”, frisa a secretária.

De acordo com ela, o Emprega Bauru é mais um mecanismo criado pela pasta para tentar retomar o nível de emprego da cidade, que ainda caminha em ritmo lento, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério o Trabalho. Os estudos mostram que, entre 2015 e 2016, 7,8 mil vagas de trabalho foram fechadas no município, sendo apenas 491 recuperadas entre janeiro e setembro de 2017.

Para piorar, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Sert, que fica no Poupatempo, deixou de cadastrar ofertas de emprego em seu sistema neste ano, quando passou a receber apenas currículos de trabalhadores para divulgação às empresas que, eventualmente, acionem o serviço.

Parceria

Aline Fogolin apresentou o programa aos vereadores no intervalo da Sessão Legislativa dessa segunda-feira (30). O presidente da Câmara, Sandro Bussola (PDT), destacou a importância de que os gabinetes parlamentares sejam parceiros do Emprega Bauru, já que é grande o número de pessoas que enfrentam dificuldades de elaborar seus currículos, até por falta de um computador. “Como a demanda nesse sentido já é muito grande nos gabinetes, ficou combinado que os currículos dessas pessoas serão encaminhados à plataforma pelos assessores dos vereadores”.

Construção também ganha plataforma

Divulgação
A construção civil começa a sinalizar uma leve melhora, com a 1ª alta obtida em julho depois de 33 meses de quedas consecutivas

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) lançou a versão beta do SindusCon-SP Carreiras, plataforma digital também para unir profissionais e empresas com vagas disponíveis. Os interessados devem entrar no site do SindusCon-SP (https://www.sindusconsp.com.br), clicar em Carreiras e seguir o passo a passo de cadastro no banco de currículos do sindicato. A plataforma é uma parceria com o site Vagas e quem já dispõe de login e senha pode utilizá-los para vincular seu currículo.

Já as empresas associadas do SindusCon-SP poderão disponibilizar vagas para consulta e ter acesso gratuito aos currículos cadastrados. O banco de currículos recebe inscrições de profissionais que poderão atuar tanto no canteiro de obras, quanto em setores administrativos ou de gestão. Em duas semanas no ar, mais de 100 currículos foram cadastrados.

A executiva de recursos humanos do SindusCon-SP, Daniella Cabral, é a responsável pelo projeto e explica a motivação para o lançamento do SindusCon-SP Carreiras. “Somos um setor que gera vagas rapidamente e há muitos profissionais capacitados que precisam de uma oportunidade. Com esta plataforma, damos um passo ao encontro de nossa missão de fazer o setor crescer e gerar emprego”.

Com mais de 1,12 milhão de trabalhadores desempregados desde outubro de 2014, a construção civil começa a sinalizar uma leve melhora, com a primeira alta obtida em julho depois de 33 meses de quedas consecutivas, segundo dados da pesquisa de emprego do SindusCon-SP.

SERVIÇO

Para se inscrever no Programa Emprega Bauru, basta se cadastrar no https://hotsite.bauru.sp.gov.br/empregabauru/. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pessoalmente na Sedecon, que fica na rua Virgílio Malta, 17-06, ou pelo telefone (14) 3227-7819.

Fonte: jcnet.com.br –  https://www.jcnet.com.br/Economia/2017/10/bauru-ganha-agencia-de-emprego-municipal.html

Deixe uma resposta