Bauru ficará com 50 novos leitos do ‘pacote’ anunciado pelo Estado

0
533
Referência para tratamento do coronavírus, Hospital Estadual de Bauru terá mais 10 UTIs Covid / Crédito: Aceituno Jr./JC Imagens
São 40 para Covid-19, sendo 20 UTIs e 20 enfermarias, e mais 10 unidades intensivas direcionadas a outras enfermidades

Do “pacote” de novos leitos anunciado pelo governo do Estado, 50 deles serão abertos em Bauru. São 40 para Covid-19 – sendo 20 UTIs e 20 enfermarias – e mais 10 UTIs direcionadas a outras enfermidades. O detalhamento da distribuição, tanto para a cidade quanto para a região (leia mais na página 14), foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (4).

Conforme o JC publicou na edição de ontem, haverá um investimento do governo estadual de R$ 21,3 milhões para disponibilizar os novos leitos em todo Departamento Regional de Saúde 6 (DRS-6) por conta do “recrudescimento de casos e óbitos de coronavírus e aumento na demanda de internações na região”. Inicialmente, foi divulgado que seriam 247 novas vagas, contudo, a pasta informa que houve um incremento de 40 leitos, totalizando 287.

NA CIDADE

Em Bauru, os leitos de UTI Covid serão distribuídos da seguinte forma: 10 para o Hospital Estadual (HE), referência no tratamento da doença na região, e 10 para o hospital de campanha montado no Hospital das Clínicas (HC) da USP. Esta última unidade também terá mais 20 leitos de enfermaria para pacientes com o novo coronavírus.

Além desses 40 leitos Covid, serão abertas outras 10 vagas de internação em UTI no Hospital de Base (HB) para demais doenças.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, além de detalhar a relação de novos leitos para cada cidade, frisa que a região de Bauru possui uma rede robusta e apta a atender casos de Covid-19. “A taxa de ocupação de UTI na região é de 89,8%. Portanto, há condições de atender os pacientes”, frisa.

Ainda de acordo com a pasta estadual, todos os 50 leitos de UTI e os 46 de enfermaria do HE de Bauru estavam ocupados nesta quinta-feira. Já a lotação do hospital de campanha no HC da USP, que tem 30 leitos de enfermaria, era de 60%

“Além de manter hospitais e auxiliar a rede pública, a Secretaria de Estado da Saúde também mantém uma estratégia especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves, com suporte da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), sistema online que funciona 24 horas por dia e que verifica vagas disponíveis em hospitais do SUS em SP, para as transferências. Eventuais transferências inter-hospitalares e intermunicipais de pacientes serão feitas se e quando houver necessidade”, conclui a nota.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2021/02/749019-bauru-ficara-com-50-novos-leitos-do–pacote–anunciado-pelo-estado.html#.YB0d0UjCdPg.whatsapp

Deixe uma resposta