Bauru fica entre as 5 cidades que mais evoluíram no Município VerdeAzul

0
954

O programa Município VerdeAzul (PMVA), vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, divulgou a segunda pré-certificação das cidades avaliadas e Bauru foi o quinto município que mais evoluiu em comparação à primeira avaliação, realizada em junho. A cidade saltou da nota 19,44 para 60,15, uma evolução de 209,41%.

A coordenadora do programa em Bauru, Maisa Jampauli Bernardes, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), lista as várias ações que foram realizadas pelo município para se chegar a esse bom resultado. Entre elas, estão ações de educação ambiental, melhor aproveitamento da energia, plantios, articulações intermunicipais, controle de erosões, fiscalizações, coleta seletiva, preservação da biodiversidade, entre outras.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Município VerdeAzul é um programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que visa estimular e avaliar a gestão ambiental municipal. Essa avaliação é realizada por meio de 10 diretivas ambientais: município sustentável, gestão das águas, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado, qualidade do ar, biodiversidade, conselho ambiental, estrutura e educação ambiental e resíduos sólidos.

A meta da segunda pré-certificação foi de 50 pontos e a final é de 80 pontos. O prazo para entrega da documentação comprobatória é 16 de outubro, sendo que o evento de certificação é em dezembro.

Os municípios que atingem a meta e cumprem outros critérios, como o tratamento do esgoto, ganham o certificado de Município VerdeAzul e garantem prioridade na captação de verba do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Deixe uma resposta