Bauru é a 5ª cidade do Estado em linhas de celulares por habitante

0
545
Rafael Rosalin, secretário da Sedecon, avalia que a quantidade de linhas no município é grande por causa das empresas de call center / Crédito: Ana Beatriz Garcia

São 167 linhas para cada 100 habitantes, segundo a Anatel; ao todo, quase 1,4 milhões de linhas estão registradas

Um levantamento feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aponta que Bauru é a 5ª cidade do Estado de São Paulo em densidade de números de celulares por habitantes. Isso significa que, a cada 100 bauruenses, existem 167 linhas móveis registradas – são cerca de 1,4 milhão no total. Este dado coloca o município à frente de grandes metrópoles, como Campinas (7º), São Paulo (10º) e Sorocaba (11º) (leia mais abaixo).

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Rafael Rosalin, o dado expressivo está atrelado, principalmente, às grandes empresas de call center que operam na cidade. “Além das linhas de pessoas físicas, o que surpreende é a quantidade de linhas de pessoas jurídicas, que indica que são esses empreendimentos que colocaram Bauru neste patamar”, avalia. Segundo a Anatel, são aproximadamente 799 mil linhas de pessoas jurídicas. Já as de pessoas físicas chegam a 577 mil.

Além disso, o secretário pontua que estas informações podem ser usadas como medidores para o desenvolvimento econômico da cidade. “São empresas muito importantes para a economia do município, que representam muita massa de emprego”, comenta.

PRÉ E PÓS-PAGO

Rosalin ainda destaca que a mudança de comportamento da população também pode estar relacionada ao grande volume de registros. “Antigamente as pessoas tinham duas ou três linhas de operadoras diferentes, para aproveitar as promoções. Só que, hoje em dia, com os planos pós-pagos, isso mudou”, explica.

Essa perspectiva, inclusive, é reforçada pela quantidade de números pós-pagos registrados no município, que chegam a 75% do total, ou seja, mais de um milhão de linhas. Enquanto, ainda segundo a Anatel, apenas 25% são da modalidade pré-pago.

Outra questão levantada pelo secretário é o fato de que os celulares são cada vez mais comuns entre jovens e adolescentes. “Os pais estão presenteando os filhos com esses aparelhos. Só que eles precisam de uma linha para acessar a Internet, por exemplo”, explica Rosalin, atribuindo esta mudança de comportamento da sociedade à densidade de linhas móveis no município.

Ranking

No Estado de São Paulo, Santos lidera o ranking, com 247,5 números a cada 100 habitantes, segundo as informações divulgadas pela Anatel. Logo abaixo, está a cidade de Franca (198,64/100 hab), seguida por Monte Alegre do Sul (194,28/100 hab), Presidente Prudente (169,52/100 hab) e, finalmente, Bauru. Já as grandes metrópoles citadas anteriormente possuem uma densidade inferior, como Campinas (154,77/100 hab), São Paulo (135,48/100 hab) e Sorocaba (135,27/100 hab).

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/12/743539-bauru-e-a-5—cidade-do-estado-em-linhas-de-celulares-por-habitante.html#.X9ITD4dilTY.whatsapp

Deixe uma resposta