Bauru agora conta com serviço de referência em autismo no Centro de Diagnóstico Unimed

0
466

No mês que se celebra o Dia Mundial do Autismo, a Unimed Bauru entrega a seus beneficiários um novo espaço exclusivo para os cuidados com as crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizado no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), o Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (SARA) está equipado e preparado para oferecer um tratamento de excelência, com os mais atuais modelos terapêuticos e com profissionais capacitados.
A inauguração do SARA foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6 de abril, e contou com a presença dos diretores do Conselho de Administração da cooperativa – Aparecido Donizeti Agostinho, Marcus Vinicius Marques, Luciano Humberto Soares Camargo e Christiano de Giácomo Carneiro -, além do diretor técnico do CDU, Roger Tedde Mansano, e do diretor do Hospital Unimed Bauru, Roberson Antequera Moron.
“Estamos muito felizes em ver esse projeto concretizado! Com ele, agregamos mais um serviço de alto nível ao Centro de Diagnóstico Unimed, proporcionando aos nossos beneficiários o acesso ao que há de mais moderno para o tratamento e o desenvolvimento do autista”, explicou Mansano.
Agostinho, presidente da Unimed Bauru, agradeceu o empenho dos colaboradores na implantação do SARA e destacou que o serviço está preparado para atender ao amplo espectro autista. “Tudo foi pensado e organizado para auxiliar nossos beneficiários em várias etapas de seu desenvolvimento, oferecendo para isso um atendimento acolhedor, apoio de profissionais capacitados e toda a tecnologia que garante a aplicação dos modelos terapêuticos”, frisou.
Também estiveram presentes na cerimônia médicos, gerentes e colaboradores da Unimed Bauru – em especial, do CDU, unidade na qual o SARA está localizado -, imprensa e o arquiteto responsável pelo projeto, Márcio Bompean.
O SARA conta com uma equipe interdisciplinar das áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia e Terapia Ocupacional, e irá contemplar intervenções pautadas em diferentes abordagens, tais como: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Snoezelen, Integração Sensorial, Ludoterapia, Bobath, Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) e Modelo TEACCH.
Como vai funcionar?
Após encaminhamento feito por um médico especialista, o paciente passará por uma avaliação inicial com a equipe, na qual será definido o seu projeto terapêutico individualizado. “Nosso propósito é gerar autonomia para a criança e promover integração social, tudo pautado nos mais atuais modelos terapêuticos existentes”, destaca a coordenadora do Serviço, Fabiane Gonçalves Macedo Ruiz.
O SARA está localizado no terceiro andar da Ala Verde do CDU (no prédio do Centro Médico). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3235-3340 e (14) 2106-3340
Legendas:
Foto (10)
Diretores da Unimed Bauru e do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) descerram a placa de inauguração do SARA
Foto(4)
A equipe de atendimento do SARA é formada por psicólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e neuropsicólogas
Foto(9)
Dirigentes, gerentes e coordenadores da Unimed Bauru prestigiaram a inauguração
Foto
Marcus Vinicius Marques (vice-presidente da Unimed Bauru), Aparecido Donizeti Agostinho (presidente da Unimed Bauru), Fabiane Gonçalves Macedo Ruiz (coordenadora do SARA), Luciano Humberto Soares Camargo (superintendente da Unimed Bauru) e Roger Tedde Mansano (diretor técnico do CDU) durante cerimônia de inauguração
Foto(2)
Sala de Ludoterapia do Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (SARA)
Foto(6)
Sala de reabilitação do SARA com Gaiola de Habilidades
Foto(8)
Auditório para cursos e treinamentos, tanto para colaboradores quanto para familiares
Foto(5)
Sala de integração sensorial do SARA
Crédito:
Divulgação/Unimed Bauru

Deixe uma resposta