Batalha melhora, mas não há previsão de acabar o rodízio

0
76
Lagoa de Captação do Batalha apresentava bom nível ontem. Crédito: Aceituno Jr

Lagoa estava em 2,98 metros, porém, DAE afirma que é preciso continuidade de chuvas

As fortes chuvas que caíram sobre Bauru nos últimos dias melhoraram o nível da Lagoa de Captação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que chegou a um índice considerado satisfatório, de 2,98 metros – o ideal é 3,20 metros -, às 18h desta quarta (2). Porém, segundo o DAE, ainda não há prazo para terminar o rodízio de abastecimento nos bairros atendidos pelo Rio Batalha. A justificativa é de que a precipitação teria de ocorrer de forma constante para amenizar o cronograma de interrupção de 72 horas.

De acordo com o diretor da Divisão de Produção do DAE, Heber Soares Vieira, as chuvas e a baixa vazão no sistema de distribuição de água foram determinantes para a elevação do nível da lagoa ontem. “Se estivéssemos trabalhando com a vazão total no sistema de distribuição, com certeza o nível não seria esse. Então, para alterações, é necessário que ele se mantenha, mesmo quando o sistema estiver em capacidade normal”, detalha. Outra explicação para o nível satisfatório da lagoa nesta quarta é que o grupo abastecido na noite anterior engloba menos bairros. Assim, quando outra área com mais localidades for contemplada, pode haver queda.

O presidente do DAE, Eliseu Areco Neto, reforça que não é possível realizar mudanças no cronograma do rodízio por ora. “Se fizermos uma alteração agora, em que houve uma elevação satisfatória, pode ser que não chova mais o suficiente nos próximos dias e o nível volte a cair. Com isso, teríamos que alterar o cronograma novamente, ou seja, entraríamos em um ciclo vicioso”, diz, ressaltando que, se a precipitação continuar constante, o tempo de interrupção do rodízio poderá ser reduzido.

Outra questão considerada pela autarquia é a qualidade da água que chega na Lagoa de Captação. “No período de seca, em que houve redução do nível, são angariados para a lagoa areia e outros componentes que podem mudar a química da água. Então, agora, estamos fazendo um processo de controle da qualidade, colocando em atividade a lavagem de filtros na ETA. Isso demora um período de dois ou três dias. Mas também depende da continuidade da chuva”, detalha Eliseu Areco Neto.

O DAE ainda diz que está realizando obras de interligações nas rede de distribuição do Jardim Solange, Vila Nipônica, Jardim Terra Branca e Altos da Cidade, para melhorar a instabilidade no abastecimento nesses locais, onde há muita reclamação dos moradores. Eles relatam torneiras secas mesmo nos dias em que deveriam receber água, conforme o JC já noticiou em edições anteriores.

Nesta quinta-feira (3), segundo o DAE, serão atendidos pelo rodízio os bairros do Grupo 4 (regiões do Altos da Cidade, Centro e Jardim Estoril).

IPMet prevê mais chuvas

O IPMet prevê uma semana de bastante chuva e de altas temperaturas em Bauru, principalmente no final de semana. Nesta quinta (3), a mínima prevista é de 20 graus e a máxima deve ficar em 30, podendo chover durante a tarde. Já para sexta (4), a temperatura deve variar entre 21 e 33 graus, com previsão de precipitação para o período vespertino.

No final de semana, as chuvas devem se intensificar, segundo o IPMet. No sábado (5), o céu deverá ficar nublado, com máxima prevista de 31 graus. A mínima deverá ser de 21 graus. Para domingo (6), a previsão é de muita chuva durante o dia, seguida de uma leve queda na temperatura, prevista para variar entre 18 e 28 graus.

Necessário investimento a longo prazo

O presidente do Departamento de Água e Esgoto, Eliseu Areco Neto, destaca que, para solucionar a crise hídrica, que afeta o município anualmente durante o período de estiagem, serão necessários investimentos a longo prazo por parte da Prefeitura de Bauru. “Esta é a maior crise dos últimos 30 anos, que afetou até a agricultura do Estado. Nós trabalhamos para tentar minimizar o impacto disso no dia a dia das pessoas, mas não há nada a curto prazo que pode ser feito para resolver o problema”, conclui.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/12/742956-batalha-melhora–mas-nao-ha-previsao-de-acabar-o-rodizio.html#.X8jdEClmU-4.whatsapp

Deixe uma resposta