Barbearia Moderna

1
2189

A vaidade masculina está cada vez mais impulsionada pelo mercado da beleza. Sobram opções de produtos e acessórios para deixar os homens elegantes dos pés à cabeça. E, é na cabeça que eles têm inventado moda e esbanjado irreverência. São cortes de cabelo inspirados em celebridades. O hábito que também é extensivo a cortes de barbas, ganham formatos diversos. 

Existem pessoas que ditam tendência. Uma delas é David Beckham (jogador de futebol). Ele assumiu esse mesmo papel dos homens de antigamente, pai de família, tatuado e com corte de cabelo totalmente rockabilly. Aquela imagem de metrossexual foi desvinculada e fez com que os homens passassem a se identificar com ele.

A herança Rockabiily
Em meados dos anos 50, Cabelos lambidos, topetes e barbas alinhadas sempre fizeram parte do estilo de um grupo de rapazes rebeldes. Eram roqueiros, amantes da velocidade e mantinham vivas as referências da country music. Assim eram os representantes do imagensrockabilly, gênero musical que nasceu da junção do rock’n’roll com o termo hillbilly, uma espécie de gíria country.
Figuras como James Dean, no cinema, e Elvis Presley, na música, acabaram eternizando o rockabilly em um estilo de vida.
Além do ritmo pulsante das músicas e do comportamento contraventor, esses jovens ditavam a moda, genuinamente masculina. O figurino era representado pelo chamado rocker, que vestia jaqueta de couro ou suspensórios, camisa branca com as mangas dobradas, calças jeans e um topete com bastante brilhantina.
Seis décadas depois, esses tempos já não parecem tão remotos. A onda hipster trouxe de volta referências dos anos 50 e com elas, a estética viril do rockabilly. O resgate dessa moda de antigamente nada mais é do que homem reassumindo um estilo tradicionalmente masculino.
Os homens sempre se cuidaram. Até os anos 50 era essa a figura do homem, pai de família, trabalhador e bem arrumado. Então, nos 60, com o movimento hippie, a coisa ficou mais largada. E hoje, percebemos que aquele estilo de vida está voltando. Vaidade sempre existiu, o homem sabe que não é feio se arrumar. Só que agora parece que essa cultura está evoluindo.
.
Famosos ajudam a disseminar tendências
Essa evolução culminou no hipster. Um estilo caipira moderno que curte exibir suas calças coladas, bigodes penteados e óculos retrôs.
Como qualquer tendência, quando cai no gosto dos famosos, a proliferação é ainda mais imediata e não demora muito para cair no colo da cultura pop.
Os filmes do Martin Scorcese são recheados de tendências, desde o moicano do De Niro em Taxi Driver até o cabelo do Leonardo Di Caprio em O Lobo de Wall Street, sem falar nas referências de bigode que aparecem em muitos filmes, um deles, Gangues de Nova York.

O legado das barbearias:
uma tradição continuada
No ambiente não há espaço para o luxo ou muita modernidade. Cadeiras giratórias, fotografias antigas na parede e revistas voltadas ao público masculino compõem a decoração. A regra é se sentir cuidado e sair satisfeito. É assim que as barbearias resistem ao tempo e mantêm uma tradição que fideliza frequentadores.
Entre os estabelecimentos visitados pela reportagem, algo em comum: amizade e simplicidade. Ter hora marcada também não funciona. O atendimento é por ordem de chegada. Os pedidos são simples e diretos, sem nomes modernos ou grandes inspirações.  É bigode ou cavanhaque, cabelo alto ou baixo, barba recortada ou desenhada. Mais que um serviço, a ida a estes locais é uma espécie de ritual e uma relação de troca entre o profissional e o cliente. Há os que chegam e saem sem falar nada, assim como os que fazem do local um ponto de encontro.

 

tipos-de-barba-faxce

Tipos de BARBA

Balbo
O estilo preenche duas ou três partes do rosto. O bigode é separado da barba do queixo, que combina com o volume logo abaixo do lábio inferior. Um estilo clássico, eternizado por Johnny Depp

Barba cheia 
O estilo dá ares de um homem mais maduro e sofisticado, se a barba for bem cuidada. Em resumo, junta tudo: bigode, barba do queixo e da lateral do rosto e deixa crescer por igual.

Por fazer
O five o’ clock shadow é aquela barba por fazer.  Semelhante ao da barba cheia, mas só deixando a barba bem ralinha. Quem quer manter o estilo precisa aparar os pelos periodicamente. Para dias mais quentes, a barba por fazer deixa o visual do rosto clean, mas não totalmente pelado.

Barba grande 
Sensação do momento,  a old dutch, é aquela barba bem grande no queixo e com bigode. Uma tendência é aparar os pelos da lateral para deixar a barba mais alongada, evitando que o rosto fique muito redondo.

BEAUTY HAIR CENTER
Rua Antônio Alves, 13-31. Telefone: (14) 3212-4094

1 Comentario

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here