Augusto mira presidência da Câmara

0
527
Capitão Augusto na Câmara dos Deputados, antes da pandemia / Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Parlamentar tem apresentado propostas de modernização da estrutura legislativa e redução de despesas a deputados

O deputado federal Capitão Augusto (PL) vem articulando apoio nos bastidores para disputar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, no começo do ano que vem. Apesar de ainda faltar quase seis meses para a disputa, prevista para o final de janeiro de 2021, o parlamentar já vem dialogando com aliados para ter condição de entrar com força no pleito.

A principal proposta é a modernização da estrutura. “A Câmara se tornou uma estrutura cara e pouco eficiente para a população. Precisamos atualizar o Regimento Interno, pois o atual foi feito quando existiam poucos partidos. Além disso, há um poder muito concentrado no presidente. Isso precisa mudar. Por causa da pandemia, tenho conversado com os colegas de forma virtual, mas, assim que a situação melhorar, pretendo ter encontros presenciais”, frisa.

INDEPENDENTE

Apesar da boa relação com o presidente Jair Bolsonaro, o deputado não usará isso em sua campanha interna para atrair votos. “Acho que os poderes devem manter a devida independência. Nem é bom que o presidente da República interfira na disputa para a escolha do comando da Câmara. Meu relacionamento com o Bolsonaro é ótimo, mas, nesse assunto da eleição para presidente da Câmara, não vou pedir o apoio dele”, afirma.

Capitão Augusto também rechaça uma composição com o atual presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Ele não pode se candidatar, mas não pretendo discutir um apoio dele. A nossa meta é de renovação, e não de continuidade”, lembra.

Uma das propostas de Augusto é a redução de despesas. Para isso, entende que as sessões virtuais podem continuar, mesmo após a pandemia. “Dá para fazer a votação de assuntos mais polêmicos de maneira presencial, e outros que são tranquilos podem ocorrer em sessões virtuais. Isso permitiria uma economia com passagens e outras despesas”, disse.

CANDIDATOS

O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, discute com aliados a possibilidade de uma manobra regimental para disputar a reeleição – o que atualmente não é permitido.

Entre os nomes cotados, além de Capitão Augusto, estão os de Arthur Lira (PP-AL), Marcos Pereira (Republicanos), Alessandro Molon (PSB-RJ), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS) e Soraya Santos (PL-RJ).

Recriação do Ministério da Segurança

No mês passado, Capitão Augusto levou ao presidente Jair Bolsonaro o pedido para a recriação do Ministério da Segurança Pública, pasta que, atualmente, está dentro do Ministério da Justiça.

O assunto voltou a ser discutido e uma reunião deve acontecer nesta semana, com a participação do ministro da Justiça, André Mendonça.

O Capitão Augusto coordena a Frente Parlamentar da Segurança Pública, que considera prioritário o retorno de uma pasta específica para a segurança.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2020/07/729471-augusto-mira-presidencia-da-camara.html

Deixe uma resposta