ARRAIÁ AÉREO INSPIRANDO GERAÇÕES ACONTECE EM BAURU COM O ASTRONAUTA MARCOS PONTES

0
1357
Durante dois dias, um evento “espacial” promete juntar tudo aquilo que aguça a imaginação das crianças, além de ser uma ótima oportunidade de diversão saudável e familiar para os adultos: é o Arraiá Aéreo Inspirando Gerações da Fundação Astronauta Marcos Pontes.
A festa traz demonstrações aéreas, exposições de aviões e veículos civis e militares, simuladores de voo e muitas atividades ligadas à ciência e tecnologia, como exposições do universo aeroespacial, oficinas de robótica, engenharia, astronomia e palestras sobre carreiras. Tudo no clima cultural repleto de shows musicais e de tradições das festas juninas.
Nas suas duas primeiras edições, compareceram 25.000 e 40.000 pessoas. Em 2017, é esperado um público de 50.000 pessoas de toda a região.
Para quem conhece eventos aéreos, é fácil observar que o Arraiá Inspirando Gerações é bem diferente. Com o objetivo de motivar jovens para a Educação através da ciência e tecnologia, ele reúne, em um só evento, atrações educacionais com duas festas tradicionais: o Show Aéreo, com diversas atividades ligadas à Aviação e a Festa Junina, com as tradicionais barracas de comidas típicas, brincadeiras e atrações artísticas culturais como a apresentação da Casa do Forró, Lapa Escola de Dança, Palhaço Faísca, Coral Astropontes, Bandas: Rock Maps, Coletividade, Larga, Deck 66 e das Bandas Sinfônicas do Senai, de Bauru da Força Aérea e da Polícia Militar, entre outras.
Christiane Correa, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, relata que é a terceira edição do evento que começou com uma proposta importante:
– Começamos com o objetivo de simbolizar tudo aquilo que foi a Primeira Missão Espacial Brasileira: o que envolveu em termos de integração nacional, eventos escolares e a participação social do voo espacial. Além disso, queríamos também destacar que somos o único país da América do Sul a ter um astronauta à disposição para servir e inspirar pessoas a seguir carreiras que precisamos para o desenvolvimento de uma Nação. – diz Christiane.
O Arraiá Aéreo Inspirando Gerações é realizado com o apoio da Prefeitura de Bauru e de outros parceiros solidários e será uma grande oportunidade para os visitantes mergulharem em uma experiência positiva que traz, em sua essência, a mensagem de vida do Astronauta Marcos Pontes: “Estude, trabalhe, persista, e sempre faça mais do que esperam de você. Esta é a maneira de transformar em realidade o que a maioria pensa ser impossível!”.
Filho de um servente de serviços gerais, Marcos começou a trabalhar aos 14 anos de idade para ajudar no orçamento de casa. Foi através da Educação que conseguiu, passo a passo, com trabalho e persistência, realizar seus sonhos e se tornar uma figura de grande expressão nacional e internacional.
Lembro que vinha ao aeroporto quando criança para ver o meu sonho, ver os aviões, ser inspirado pelos pilotos. Hoje, muitos jovens e crianças se inspiram em minha vida. Não porque eu seja algo diferente, inalcançável. Mas exatamente o contrário, pois sendo uma pessoa comum, eu talvez represente a possibilidade viva de que “É Possível!”. Nosso evento serve para mostrar que as boas oportunidades estão aí disponíveis, e que, para alcança-las, basta uma decisão. A escolha da vida, do seu futuro, depende apenas de você; de mais ninguém… – É o que diz o Astronauta Marcos Pontes sobre o principal objetivo do evento que é promovido pela sua fundação.
Para quem gosta de aprender algo novo será possível participar das diversas oficinas educacionais, como a de Recorte e Pinte da FAB, a Oficina de Nó da Marinha, a Oficina de Foguetes e a Oficina de Robótica do SENAI. Quem quiser pode até pilotar um Simulador de Voo da ITE ou observar as estrelas com a ASTROCAN e Astronomia para Todos. Tudo de graça.
Para os amantes do universo militar e civil a dica é conferir as exposições de viaturas militares, embarcações, helicópteros, aviões, carros de combate, aeromodelos, drones, carros rebaixados, carros antigos, motos e simulações de resgate e treinamentos do SAMU e dos Bombeiros. É uma grande experiência e a chance imperdível para uma boa foto.
ESQUADRILHA DA FUMAÇA – Neste ano a grande expectativa é o inesquecível show aéreo dos pilotos da do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a famosa “esquadrilha da Fumaça”. Após sete anos sem se apresentar em Bauru a lendária equipe brasileira confirmou presença para apoiar o Arraiá e também inspirar novos ases para o Brasil. garantia de muitas acrobacias e empolgação.
Criada em 1952 e com mais de 3600 apresentações no Brasil e outros 22 países, os “Fumaças” tem reconhecimento nacional e internacional, sendo considerada uma das melhores equipes de demonstração aérea do mundo.
COMPROMISSO SOCIAL
O Arraiá Aéreo também é reconhecido pelo seu objetivo social. A entrada é gratuita, mas quem pode contribui com 1 kg de alimento não perecível. Mais de 6 toneladas de alimento são arrecadadas a cada edição e são distribuídas pelos nossos parceiros sociais, como o Rotary, Lions e Maçonaria, para entidades assistenciais da região.
Segundo o Diretor Administrativo Financeiro da Astropontes, Carlos Antunes Silva, o Arraiá Aéreo Inspirando Gerações está consolidado em Bauru e região e a população e parceiros demonstram o interesse em participar toda vez que é realizado.
Existe um grande interesse e procura de outros municípios em sediar o evento, que por enquanto permanece em Bauru.
Isto é importante demais para nós, pois fazemos um evento de coração, com muitos voluntários e organizadores que se deslocam de todo o país. Temos também o engajamento de muitos parceiros que querem nos ajudar para que o evento aconteça cada vez maior, mais completo e inclusivo.
Segundo o Diretor, a meta da Astropontes é promover o Arraiá Aéreo em outras regiões de São Paulo e também outros estados, criando a oportunidade para que outras pessoas possam ser inspiradas pelas atividades e ações realizadas.
Ao todo serão mais de 60 atividades para toda a família participar. E o credenciamento pode ser feito no site oficial do evento.

Deixe uma resposta