Alunos do Ensino Médio do Senac Bauru realizam projetos de conscientização sobre Inteligência Artificial

0
151

Um game e uma revista digital foram pensados para alertar sobre os riscos e impactos da IA

Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Senac Bauru estão desenvolvendo projetos de conscientização sobre Inteligência Artificial (IA), por meio da criação de um game e uma revista digital. As iniciativas visam alertar sobre os riscos e impactos dessa tecnologia, que tem transformado a forma como vivemos, mas que, se usada de forma indiscriminada, pode trazer desafios e perigos.

De acordo com a pesquisa Ipsos AI Monitor 2024, 66% dos entrevistados em 32 países acreditam que a IA mudará profundamente suas vidas nos próximos 3 a 5 anos, enquanto 50% dizem que já tiveram suas rotinas afetadas por essa tecnologia.

Tendo isso em vista, existe uma tendência à dependência da Inteligência Artificial no dia a dia, que pode prejudicar a qualidade de vida e gerar diversos problemas. Segundo uma publicação da Forbes, produzida por um especialista em tecnologia, os maiores riscos da inteligência artificial incluem: falta de transparência, riscos de segurança, perda de conexão humana, desinformação, dilemas éticos, deslocamento de empregos, riscos existenciais, entre outros.

Game sobre os perigos da IA

Conscientes dessa realidade que já se faz presente, o primeiro projeto, liderado por estudantes do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Informática e com a orientação do docente Clerison Bueno, consiste na criação de um jogo programado em Python que busca alertar sobre os riscos do uso da inteligência artificial por estudantes.

Após discussões em sala de aula sobre a influência da tecnologia no desenvolvimento humano, os alunos perceberam a crescente dependência das inteligências artificiais e a importância de abordar esse tema com responsabilidade. O grupo entendeu que este é o momento ideal para explorar a temática, visto que a IA está se tornando cada vez mais presente em diversas funções do dia a dia.

Os estudantes esperam que o jogo ajude os jovens a compreender os principais riscos de depender exclusivamente da IA, promovendo o uso consciente e responsável dessa tecnologia para evitar problemas futuros. A previsão é que o game esteja funcionando no mês de dezembro. Por se tratar de um jogo experimental, nesse primeiro momento não estará disponível para download nas plataformas.

Revista digital sobre a IA e seus impactos

O segundo projeto, desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Multimídia, é a criação de uma revista digital, que reúne diversos conteúdos sobre o uso da inteligência artificial e seus impactos na sociedade.

O projeto, orientado pelo docente Marcos Maia, aborda temas como fake news, deepfakes, IA generativa e outros assuntos relevantes, com o intuito de informar e conscientizar a população sobre os riscos e benefícios dessa tecnologia. A revista deve ser concluída até a metade de outubro.

O grupo observou que, com o desenvolvimento acelerado da IA, surgiram também dificuldades no desenvolvimento intelectual de muitas pessoas. Por meio de pesquisas, os estudantes decidiram criar um projeto que mostrasse os limites saudáveis do uso da IA, abordando temas que envolvem tanto os riscos quanto os potenciais benefícios dessa tecnologia.

A Importância dos projetos em sala de aula

Ambos os projetos, são exemplos de como a educação pode e deve abordar temas atuais e relevantes para preparar os estudantes frente aos desafios da sociedade contemporânea.

“No Senac, um dos nossos preceitos institucionais é que os projetos sejam algo de interesse dos alunos. Por isso, acredito que é tão relevante observar como os jovens estão atentos às questões dos riscos do uso excessivo da IA e dos seus impactos em nossas relações do dia a dia, na nossa capacidade cognitiva e até na democracia do país. Ver que eles estão atentos e preocupados com essa situação é algo valioso demais para nós, como escola”, afirma o coordenador de cursos do Ensino Médio Técnico, José Eugênio de Mira.

Essas experiências proporcionam aos alunos não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também a capacidade de questionar e refletir sobre o impacto social das tecnologias emergentes, uma competência essencial para os profissionais do futuro.

Segundo o aluno Rafael Escudero, integrante de um dos projetos, “A IA tem sido usada de forma exagerada, tornando as pessoas mais dependentes até para atividades simples, o que a torna uma ferramenta de busca imediata. Acredito que o uso excessivo pode tornar algumas áreas profissionais obsoletas, o que é um ponto de reflexão importante”.

O Senac Bauru oferece o Ensino Médio integrado aos cursos Técnico em Informática e Técnico em Multimídia, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências técnicas e habilidades práticas desde o início das aulas, preparando-os para o mercado de trabalho. As inscrições para a turma de 2025 estão abertas, mais informações podem ser consultadas no site: https://www.sp.senac.br/ensino-medio-tecnico.

Além disso, a unidade também possui diversos cursos na área da Tecnologia da Informação com bolsas de estudo 100% gratuitas, ampliando as possibilidades de formação para quem deseja se especializar nesse campo. As informações sobre os cursos estão disponíveis no portal: https://www.sp.senac.br/senac-bauru.

 

 

 

Serviço

Senac Bauru

Endereço Bloco I: Rua Engenheiro Saint Martin, 10-17 – Centro – Bauru/SP

Endereço Bloco II: Rua Engenheiro Saint Martin, 10-12 – Centro – Bauru/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-bauru

 

 

Deixe uma resposta