Aeroclube de Bauru fica com pousos mais precisos e seguros

0
1575

Após tratativas junto à Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a diretoria do Aeroclube de Bauru conseguiu ampliar a capacidade operacional. Trata-se de melhoria nos procedimentos de aproximação por instrumentos, permitindo que as aeronaves guiem-se até o pouso por satélites, o que deixa a aterrissagem mais precisa e segura.

Vice-presidente do Aeroclube, José Rubens Coneglian explica que, até então, a orientação de pouso era feita por radiofarol. “É uma antena que faz o balizamento, auxiliando as aeronaves na hora do pouso. Agora, criaram novos procedimentos baseado em coordenadas geográficas, em satélites. São pontos fictícios que deixam o pouso mais preciso”.

“Desta forma, não há variações. Exemplo: por ventura, a antena de rádio pode perder a energia e falhar. Através das coordenadas, não tem como falhar”, reitera, complementando que Bauru foi contemplada com os procedimentos modernos durante a campanha PBN (Navegação Baseada em Performance) para as regiões Sul e Sudeste dos principais aeroportos do Brasil.

“A pista do Aeroclube retornou à condição de estar entre as principais do Estado, sendo isso motivo de muito orgulho para a cidade. Seguindo uma tendência dos principais aeroportos executivos e comerciais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, e também do mundo, como Londres, Nova York, Chicago, Paris e Roma”, cita.

Coneglian destaca, ainda, que a pista do Aeroclube possui localização e características estratégicas, permitindo ganhos comerciais por meio da aviação de negócios para a cidade e para a região. “Além disso, essa nova realidade permitirá aos alunos do curso de pilotos já irem se familiarizando, desde o início das instruções práticas, com o que há de mais avançado em termos de aproximação e pouso, ao operar sobre regras de voo por instrumentos”, conclui.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/08/aeroclube-de-bauru-fica-com-pousos-mais-precisos-e-seguros.html

Deixe uma resposta