Aeroclube de Bauru é palco de muitas histórias

0
1512
Domingo no Aeroclube, pelos seus 80 anos

Aviões, planadores, voos panorâmicos, praça de alimentação e até apresentação surpresa da Esquadrilha da Fumaça marcaram as primeiras horas do “Domingo no Aeroclube”, em Bauru. Gratuito, o evento é realizado neste domingo (28), das 10h até as 18h, em homenagem aos 80 anos da instituição, que é palco de muitas histórias.

Começando pela do seu atual presidente, Vicente Afonso Filho. Em 1964, ele tirou a carteira de piloto privado no local. Depois, fez mais 200 horas de voo, além do curso de Piloto Comercial.

Em 1972, tanto esforço surtiu resultado, afinal, Vicente passou no concurso da extinta Viação Aérea São Paulo (Vasp), onde começou a trabalhar como copiloto do Douglas DC-3.

Ao completar 1,5 mil horas de voo, o profissional ganhou o título de Piloto de Linha Aérea (PLA) e comandante do Bandeirante, avião fabricado pela Embraer.

Vicente foi, ainda, copiloto de Boeing 737-200 e 727-200, bem como comandante da primeira aeronave citada. Já trabalhou como instrutor, instrutor de simulador e examinador da Vasp até se aposentar, em 1990.

Em seguida, voou por mais de 20 anos pela companhia bauruense. Em junho de 2019, assumiu a presidência do Aeroclube. “Estou devolvendo tudo o que a instituição me proporcionou de bom”, acrescenta.

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

O presidente do Aeroclube não é o único que tem boas lembranças do local. O advogado Bruno Augusto Granja Possebon, de 27 anos, frequentava a instituição desde bebê.

Logo, decidiu manter a tradição, mesmo depois de se casar com a advogada Veridiana Rotta Marino, de 31, com quem teve os gêmeos Daniel Marino Granja e Pedro Marino Granja, de apenas 8 meses. “O ambiente é agradável e a gente gosta de observar a movimentação dos aviões”, justifica.

O gerente de TI Mikael Amos, de 35 anos, foi além. Muito mais do que frequentador do Aeroclube, ele já foi aluno, mas acabou desistindo. Agora, a sua filha mais velha, Gabriela Amos, de 9 anos, almeja realizar o sonho do pai. “Quando crescer, quero ser piloto”, adianta a menina.

O EVENTO

O Aeroclube completou 80 anos de existência e, pela primeira vez, celebrou o aniversário com um evento do tipo. Na ocasião, também são exibidos oito aviões e 12 planadores do próprio local. O evento abriga outras três aeronaves da Esquadrilha EJ e um jato L-39, oriundos de Itápolis, no Interior de São Paulo.

Por volta das 10h, a grande surpresa do evento: a Esquadrilha da Fumaça fez duas passagens, que duraram aproximadamente 10 minutos, e seguiu para Marília, onde tinha uma apresentação marcada.

SERVIÇO

Gratuito, o 1.º Domingo no Aeroclube ocorre hoje, das 10h às 18h, na sede da instituição, que fica na alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 19-100, na Vila Universitária, em Bauru.

Malavolta Jr.
Bauru é considerada a Capital Nacional do Voo a Vela, principalmente, por conta do tempo quente
Malavolta Jr.
Mikael, Laura e Gabriela Amos têm fortes vínculos com o Aeroclube de Bauru e prestigiaram o evento
Malavolta Jr.
Muitos dos pilotos formados em Bauru já trabalham em famosas companhias aéreas brasileiras e estrangeiras
Malavolta Jr.
O Aeroclube de Bauru, que tem como atual presidente Vicente Afonso Filho, foi fundado em 8 de abril de 1939
Malavolta Jr.
A exposição de celebração do aniversário abriga oito aviões e também 12 planadores do próprio Aeroclube
Malavolta Jr.
O evento conta com a exposição de planadores e outros aviões; público aproveitou para fazer selfies
Malavolta Jr.
Bruno Augusto Granja Possebon, Daniel Marino Granja, Veridiana Rotta Marino e Pedro Marino Granja
Malavolta Jr.
Presidente do Aeroclube de Bauru, Vicente Afonso Filho começou a sua carreira na instituição, em 1964
Adriano Aguiar/Divulgação
Por volta das 10h, o público foi surpreendido pela apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Malavolta Jr.
Crianças, jovens, adultos e idosos caminhavam pelo hangar do Aeroclube nesta manhã
Giselle Hilário
Que bela visão: é possível, ainda, fazer voos panorâmicos e ter uma vista privilegiada da cidade

Você sabia?

O Aeroclube de Bauru, que tem como atual presidente Vicente Afonso Filho, foi fundado em 8 de abril de 1939. Na época, o alemão Hendrich Kurt trouxe protótipos de planadores à instituição. O tempo quente fez com que o esporte se disseminasse rapidamente. Hoje, o local é responsável pela formação de pilotos, sendo que muitos deles já trabalham em famosas companhias aéreas brasileiras e estrangeiras.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Geral/2019/04/aeroclube-de-bauru-e-palco-de-muitas-historias.html

Deixe uma resposta