Meu Pet | Acompanhamento Gestacional

0
1520

 

Se sua cachorrinha ou gatinho está passando pelo momento especial da gestação ou se vocês estão planejando, alguns cuidados especiais são necessários durante este período.
A gestação dura em média 58 a 63 dias, e deve sempre ser acompanhada por um médico veterinário responsável, a fim de assegurar a saúde da mãe e de seus filhotes.
O primeiro cuidado a ser redobrado é a alimentação: uma nutrição completa garante o desenvolvimento dos fetos garante a manutenção da saúde materna. Nas primeiras semanas é importante observar qualquer alteração como emagrecimento, franqueza, queda de pelos que a mãe pode apresentar, caso isso ocorra o médico veterinário terá tempo de tomar devidas providências.
O controle da saúde materna se faz através de check up de exames de rotina, hemograma completo, funções renais e hepáticas também são de grande auxilio e fazem parte do pré-natal canino. Com os exames em dias, é hora de paparicar a futura mamãe com muito carinho.
Ao completar 30 dias de gestação é indicado realizar exames de imagem como ultrassom e o raio x. O ultrassom permite avaliar a qualidade da placenta e a formação dos fetos, avaliar se estão recebendo suprimento sanguíneo necessário; já o raio x permite avaliar a quantidade de filhotes que a futura mamãe vai ganhar, que poderá ser realizado após 50 dias de gestação.
Ao fim da gestação é sempre importante observar o comportamento da mãe, fornecer um ambiente calmo, tranquilo e de fácil limpeza, e sempre estar em contato com o médico veterinário responsável, pois qualquer complicação durante parto pode ser corrigida a tempo.
Em fêmeas que apresentam impossibilidades do parto normal, é realizado o agendamento da cesariana, sendo muito comum em determinadas raças como Bulldog, Pug, Yorkshire, entre outras.
Com os exames em dia, acompanhamento veterinário garantido, é hora de paparicar a futura mamãe com muito carinho e preparar a casa para chegada dos novos membros.

Deixe uma resposta