A DIFERENÇA DE COMPRIMENTO ENTRE AS EXTREMIDADES INFERIORES PODE SER CORRIGIDA ?

0
151

 

A resposta a esta pergunta é SIM. Técnicas cirúrgicas ortopédicas especializadas permitem que diferenças no comprimento dos membros inferiores sejam adequadamente corrigidas de forma sistemática e segura.

Quando uma extremidade é significativamente mais curta do que a outra, isso pode causar dificuldades para apoiar o pé no solo e caminhar de forma independente, além de afetar secundariamente as articulações da coluna vertebral, bacia, quadril e joelho.

Entretanto, é importante ressaltar, que diferenças inferiores a 2 cm são muito bem toleradas e compensadas pelas articulações adjacentes e não costumam causar sintomas relevantes.

As pequenas diferenças de comprimento entre os membros inferiores podem ser adequadamente compensadas com o uso de palmilhas (até 1 cm responde bem a esta medida) ou compensações no solado do calçado (até 2 cm podem ser compensados sem maiores problemas).

Diferenças entre 3 cm e 4 cm são consideradas moderadas e podem ser corrigidas por métodos cirúrgicos ortopédicos convencionais, que promovem a compensação por meio de osteotomias e colocação de enxerto ósseo na extremidade afetada ou, eventualmente, encurtando a diferença na extremidade contralateral.

Entretanto, diferenças superiores a 4 cm são mais difíceis de corrigir num único ato cirúrgico. Essas deformidades podem se beneficiar com a utilização do método de alongamento ósseo gradual e progressivo, que emprega o fixador externo circular, conhecido popularmente como “gaiola”.

Atualmente, o alongamento de extremidades empregando fixadores externos são procedimentos ortopédicos consagrados, eficientes e relativamente seguros para corrigir discrepância de comprimento nos membros inferiores.

Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira
Médico Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo.

_______________________________________________________________________

O Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira é médico ortopedista especializado no tratamento de doenças do pé e tornozelo em recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens e idodos. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1987, fez toda sua trajetória educacional e acadêmica nesta mesma instituição.

_________________________________________________________________

Em associação com a Rede One Care de assistência médica, o Prof. Dr. Ricardo Cardenuto está atendendo consultas ambulatoriais agendadas no complexo localizado na Rua Ruy Mendes de Rosis, 1-125 – Jardim Infante Dom Henrique, Bauru – SP – Telefone: 55 14 3042-1234 – A localização é bem próxima ao Bauru Shopping e o prédio tem estacionamento próprio no local.

________________________________________________________

É possível fazer o agendamento das consultas utilizando o número do WhatsApp (55) (14) 99143-9798. Também é possível falar diretamente com os atendentes na recepção do prédio onde é feito o atendimento ambulatorial pelo telefone ou WhatsApp (55) (14) 99119-3379.

________________________________________________________________

O Prof. Dr. Ricardo Cardenuto atende semanalmente em São Paulo no Centro de Cirurgia Reconstrutiva Avançada do Pé e Tornozelo, localizado na Rua Barata Ribeiro, 380 – sexto andar – conjunto 64 – Bairro da Bela Vista – CEP 01308-000 – SP, localizado ao lado do Hospital Sírio Libanês. Telefones para contato: (55) (11) 3214-5334 e (55) (11) 98385-1600 (WhatsApp). e-mail: ricardocardenuto@gmail.com

Deixe uma resposta