O astronauta Marcos Pontes passou a ser cotado para a vaga de vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), que ainda procura opções no meio militar para o posto. Líder das pesquisas em cenários sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso e deverá ser declarado inelegível, Bolsonaro cogitou a advogada Janaína Paschoal como sua vice.
Coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff em 2016, ela chegou a sentar ao lado do presidenciável em sua convenção no domingo.
Mas, ao discursar, irritou Bolsonaro e seus aliados com uma fala pedindo moderação e criticando apoio cego ao deputado.
ELOGIOS
O desgaste recolocou Marcos Pontes na agenda da chapa, 55, o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Agora, ele está no topo das preferências de Bolsonaro para a vice. Pontes é filiado ao PSL do presidenciável e já havia sido anunciado por ele como seu ministro da Ciência e Tecnologia, em caso de ser eleito.
A coluna “Entrelinhas” do Jornal da Cidade, da última sexta-feira, dia 20, já havia adiantado essa possibilidade.
Bolsonaro se rasga em elogios a Marcos Pontes, que é um tenente-coronel reformado da Força Aérea.
Em 2006, ele foi enviado à Estação Espacial Internacional em uma nave russa Soiuz.
O astronauta Marcos Pontes afirmou estar feliz pela possibilidade de integrar a equipe do presidenciável.
Ele disse já ter sido procurado pelo candidato sobre uma eventual indicação para o Ministério de Ciência e Tecnologia o caso deputado seja eleito para o Palácio do Planalto.
“Bolsonaro lembrou do meu nome e agora eu fiquei feliz de fazer parte desse grupo aí, são possibilidades. Eu não sei se eu vou ser escolhido ou não, mas se eu for eu vou cumprir a missão da mesma forma”, disse
PRÍNCIPE
Outro nome que está sendo considerado pelo deputado é o do príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança, da Casa Imperial Brasileira. Tem 49 anos e filiou-se ao PSL de Bolsonaro, inicialmente para disputar uma vaga na Câmara por São Paulo. Dois sites ligados a Bolsonaro o apontaram, em enquetes de internet, como um bom vice, o que fez o príncipe dizer em rede social que não havia nenhum convite formal.
Apesar da resistência, Janaína ainda não está totalmente descartada da disputa.