“Estamos escolhendo as corridas para obter lucro, o combustível subiu 51% somente no ano de 2021 e as tarifas estão congeladas desde 2015”, afirmou a associação em uma postagem no Facebook feita nesta sexta-feira.
“Não podemos nos dar ao luxo de realizar tudo o que aparece, pois iremos pagar para o passageiro chegar ao seu destino, e não podemos ser punidos por isto”, continuou a Amasp.
De acordo com a Uber, “os motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário”.
“O abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar. A conexão entre parceiro e usuário — quando nome, modelo e placa do carro são compartilhados e o usuário recebe a confirmação de que o motorista está a caminho — só ocorre depois do motorista ter conferido as informações da solicitação (tempo, distância, destino etc) e decidido aceitar a realização da viagem”, diz a empresa em nota.
A Uber ainda afirma que “a prática de cancelar diversas viagens em sequência logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma”. “De um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação”, afirma.
Alguns motoristas que prestam serviço para a Uber, inclusive, começaram a colar imagens na parte traseira do banco do passageiro de seus carros para “explicar” o porquê da demora e dos cancelamentos. Na foto, publicada no perfil da Amasp no Instagram, é mostrado que o valor do combustível não compensa o valor recebido pelo motorista no final da corrida.
No início deste mês a Uber e a 99 afirmaram ter revisado as taxas de pagamento.
A Uber, em nota, disse que “tem intensificado seus esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzirem seus gastos, com parcerias que oferecem desconto em combustíveis, por exemplo, assim como tem feito uma revisão e reajustado os ganhos dos motoristas parceiros em diversas cidades”. “Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, os valores de ganhos com viagens UberX foram reajustados em até 35%”, continuou.
No mesmo dia, o presidente da Amasp, Eduardo Lima de Souza, disse que o “reajuste era bem inferior ao que a classe necessita”, não sendo capaz de “suprir ou amenizar a situação financeira enfrentada”.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/uber-bane-1-600-motoristas-no-brasil-por-cancelamento-excessivo-de-viagens/