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Aumente as chances de sucesso da sua empresa

Todo empresário quer ter sucesso. No entanto, o caminho que leva ao sucesso não é tranquilo, mas agitado e cheio de obstáculos. A seguir, apresento recomendações para que você, empresário, nestes tempos difíceis, redefina estratégias, fortaleça a gestão e aumente as chances de sucesso da empresa.

Comunicação/Divulgação
O produto/serviço precisa ser divulgado para ser conhecido. A médio prazo, o valor desse investimento tende a diminuir.

Atitude vendedora
Queira vender sempre e buscar permanentemente a expansão da base de clientes, bem como a fidelização da base existente. Cliente é solução, falta de cliente é problema.

Fortalecimento da marca
Todas as ações repercutem na imagem da marca. É preciso tratar bem da marca, considerando-a um ativo valioso. A construção da marca é um processo lento e pode levar tempo.

Aperfeiçoamento contínuo (Kaízen)
Nada é tão bom que não possa ser melhorado. A empresa não pode nunca achar que todas as melhorias já foram feitas. Ao contrário, é preciso cultivar um estado de “insatisfação permanente”.

Margem bruta
Quanto maior a margem bruta, maiores as chances do negócio ser rentável. Margem bruta muito baixa exige grande volume, o que aumenta o risco financeiro do negócio.

Investimento/imobilização
É fundamental para o crescimento e expansão, mas é também consumidor de recursos de caixa. Sempre que possível; comprovada a necessidade do investimento para a expansão dos negócios; o investimento deve ser financiado a longo prazo.

Fluxo de caixa
O caixa sofre repercussão de tudo o que acontece na empresa. Por isso tem que ser permanentemente protegido. Os prazos de pagamento devem ser os mais esticados possíveis.

Custos fixos e despesas
Ambos precisam ser controlados e reduzidos. Quanto mais leve a estrutura da empresa, maior são as chances de sobrevivência.

Nível de estoque
Compras em excesso resultam em aumento do nível de estoque e repercutem negativamente na gestão do fluxo de caixa. Uma vez identificado o excesso de estoque, reduza as compras imediatamente.

Foco/estratégia consistente
Tão importante “do que fazer, é o que não fazer”. É preciso cuidado com a tentação da extensão da marca (brand extension).

Formação de equipe
Somente pessoas preparadas e comprometidas poderão fazer com que a empresa aumente as possibilidades de ter sucesso. Preparar e comprometer as pessoas é, portanto, fundamental. Uma boa maneira de fazer isso é ser bastante criterioso no recrutamento.

Relacionamentos
A empresa se relaciona com clientes, fornecedores, funcionários, comunidade. É normal que surjam conflitos. Nessa situação, adote uma postura firme, equilibrada, defendendo seus direitos e reconhecendo suas obrigações.

Caio Coube é empresário. Foi diretor executivo, diretor superintendente e diretor presidente da Tilibra. É diretor geral da Chica Brasil Moda Praia e Casual. Possui também experiência como membro do Conselho de Administração de Empresa Pública e Privada.

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