Espaço Pet

0
1227

Por: Frederico Bruscki

A importância de deixar seu pet sempre limpinho.

Cuidar da higiene de seu animalzinho pode ser um grande desafio, especialmente se o seu pet for muito agitado. Há quem pense que escovar ou pentear um cão deve ser um grande evento e pode levar horas. Puro engano. O ideal é ter esse cuidado especial com o animal apenas por 5 a 10 minutos diários, para que seu pet não se canse.
Se você fizer sessões breves de escovação, combinadas com um banho semanal, conseguirá manter seu cãozinho limpo e confortável. A escovação dos pelos com frequência melhora a aparência do seu cão, mantendo-o saudável e brilhante, impedindo que acumule sujeiras e outros detritos no local. Além, é claro, do vínculo emocional que se estabelece entre cão e dono.
Dependendo da raça, será necessário mais ou menos tempo de escovação e até uma escovação mais intensa, como exemplo do Golden Retrivier. Cães de pelos curtos como Dálmatas ou Beagles, por exemplo, são mais fáceis. O ideal é usar um pente de aço para conseguir remover os emaranhados dos pelos e em seguida uma escova de cerdas duras para tirar os pelos soltos.
Se o seu cãozinho fica bem limpinho com a escovação regular, você pode espaçar mais o tempo entre um banho e outro. E um shampoo específico para cães é essencial para não irritar a pele do animal.
Embora a escovação frequente pode fazer maravilhas para o seu cão, o mesmo não é válido para os banhos. Não exagere. A maioria das pessoas costuma dar mais banho em seus cães do que é realmente necessário. O ideal é uma vez por semana ou a cada quinze dias. A frequência de muitos banhos pode retirar a camada de óleo protetor da pele do animal e, com isso, o cãozinho perde o brilho natural.
Outra rotina extremamente importante é a escovação dos dentes, assim como o corte regular das unhas e a limpeza do ouvido. Esse tipo de cuidado ajuda a prevenir uma série de doenças de saúde desagradáveis, especialmente o combate ao mau hálito que pode ser sinal de problemas dentários.

  Médico veterinário, CRMV-SP 22270.                                                                            idealizador e fundador do Pet Center Clínica Veterinária                                             Site www.petcenterbauru.com.br

 

Deixe uma resposta