600 árvores em Bauru: a natureza agradece

0
650

O céu azul e limpo deste sábado deu as condições ideias para uma iniciativa da Unimed Bauru: o plantio de 600 mudas de árvores, no Jardim Botânico. Com muita disposição, 20 funcionários da empresa arregaçaram as mangas e botaram a “mão na massa”. Ou melhor: na terra.

A ação visa à compensação da emissão de gás carbônico pela cooperativa nos últimos três anos, conforme Inventário Corporativo das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Segundo o gerente de qualidade da Unimed Bauru, Dorival Russo de Moraes, a unidade local é pioneira na inciativa entre as demais do País.

Ele explica que o objetivo é elencar os principais itens que provocaram a emissão de gás carbônico na empresa, como energia elétrica, veículos corporativos, entre outros. “O inventário mostra que, em 2014, a quantidade de mudas geradas foi de 74. Já em 2015, foi de 187 e 212 no ano passado, totalizando 473 árvores a serem plantadas”, destaca.

Entretanto, a cooperativa optou por quantidade acima do preconizado no documento, disponibilizando o plantio de 600 mudas. “Arcamos com os insumos e a equipe do Jardim Botânico preparou o terreno e adiantou o plantio de 500 mudas”.

Ao todo, mais de 60 espécies foram plantadas, destacou o diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto. “A área fica à margem direita de um afluente, onde já tínhamos como meta fazer o plantio de árvores”, observa.

PRESENTE

A assistente administrativa Juliana Ferreira de Souza experimentou, pela primeira vez, a sensação de plantar uma árvore diretamente em meio à natureza. “Até então, só havia plantado mudas em vasos, em casa. Sempre quis participar de projetos como esse”.

O plantio no Jardim Botânico fez parte das comemorações de aniversário do assistente de qualidade João Pedro de Oliveira, que completou 21 anos neste sábado. “Essa oportunidade acaba sendo um presente pra mim, pois é muito gratificante poder ajudar o meio ambiente”.

Secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes da Silva também participou da ação.

Deixe uma resposta