Revista Atenção

Zoo, Horto, Botânico e bosques devem retomar visitação logo após o feriado

Há boas possibilidades de o Zoológico Municipal, o Jardim Botânico, o Horto Florestal e os bosques voltarem a abrir ao público para visitação a partir de 8 de setembro. A data foi prevista em reunião, nesta semana, entre os comitês de Crise e de Saúde com as direções desses locais, mas a liberação está condicionada à permanência de Bauru na fase amarela.

A próxima avaliação do governo estadual sobre a classificação das regiões no Plano São Paulo ocorre no dia 4 de setembro. Para que a autorização de abertura seja concedida, Bauru não pode recuar para a fase laranja.

Se a cidade continuar na classificação atual, um decreto municipal com a liberação e os protocolos a serem seguidos deve ser publicado entre os dias 5 e 6 de setembro, segundo a prefeitura.

“O dia 8 de setembro é uma data pós-feriado e foi escolhida por entendermos que não seria prudente abrir no feriado prolongado”, comenta Leticia Kirchner, secretária municipal de Planejamento.

O Plano São Paulo prevê que esses tipos de espaço podem abrir na fase amarela, mas com 40% da capacidade. As regras em Bauru ainda estão em fase de elaboração, mas o retorno deve ser gradativo.

“A ideia é permitir a visitação, mas com público diminuído e que não supere os 40%. No Zoológico Municipal, por exemplo, não serão permitidas excursões, apenas visitações individuais”, ressalta a secretária.

ATIVIDADES

Nos bosques, a abertura dos parquinhos (playgrounds) ainda é avaliada, mas a possibilidade de essas áreas continuarem fechadas é grande. “O problema é o uso coletivo, um monte de crianças brincando ao mesmo tempo em um mesmo brinquedo. É algo que precisa ser evitado neste momento”, observa a secretária.

Sobre o Jardim Botânico, ela antecipa que o calendário de eventos e shows online deve permanecer inalterado. “Os shows são para apreciação em live, não no local. Não estão permitidas apresentações culturais presenciais ainda”, pontua Leticia Kirchner.

PRUDÊNCIA

Na fase amarela desde 7 de agosto, Bauru já possuía permissão estadual para abrir gradativamente os parques e áreas verdes. Por prudência dos comitês, contudo, a medida acabou postergada. “Não houve abertura por recomendação, para evitar a maior circulação da população”, comenta a secretária.

A abertura deve ser permitida todos os dias da semana, mas os horários ainda serão estipulados. “Se percebermos que isso causará algum tipo de aglomeração, nada impede de recuarmos e fecharmos tudo novamente”, finaliza a titular da Seplan.

Clubes estão funcionando, mas com restrições

Já os clubes da cidade estão em funcionamento, mas com restrições, sem piscinas e tampouco quiosques para o lazer. Apenas esportes sem contato e atividades ao ar livre estão permitidos.

No Bauru Tênis Clube (BTC) e na Associação Luso Brasileira, as academias abriram seguindo as restrições previstas em decreto, como um aluno para cada 7 metros quadrados de área de treino – ou até 30% da capacidade – e as aulas aeróbicas realizadas ao ar livre.

PISCINAS

No BTC, apenas a piscina semiolímpica está aberta para aulas de natação. Na Luso, a piscina aquecida da hidroginástica funciona também para aulas.

Esportes com contato como futebol, judô e karatê ainda não retornaram.

Campos de soçaite

Reunião entre empresários e o prefeito Clodoaldo Gazzetta, na tarde desta sexta-feira (28), costurou também o possível retorno dos campos soçaite na próxima semana, em Bauru. A informação foi divulgada pelo vereador Markinho Souza (PSDB), que também participou das discussões.

Ainda não está detalhado se a medida abrirá possibilidade de outros campos de futebol voltarem a funcionar.

Nesta segunda-feira (31), empresários do setor e o secretário municipal de Esportes, Alexandre Zwicker, entregarão, na prefeitura, os protocolos que devem compor o regramento para o setor, com base na lei estadual.

O documento passará por análise dos comitês de Crise e de Saúde, antes da publicação do decreto municipal, que também depende da permanência de Bauru na fase amarela.

Fonte:https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/08/733832-zoo–horto–botanico-e-bosques-devem-retomar-visitacao-logo-apos-o-feriado.html#.X0qRZzJ23Lc.whatsapp

Sair da versão mobile