No linguajar técnico, segurança alimentar é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento, visando determinadas características físicas ou químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo.
Em nosso cotidiano, segurança alimentar se resume a um conjunto de procedimentos rotineiros, voltados à higiene da produção e estoque de alimentos ou utensílios, de forma a evitar que ocorra qualquer tipo de contaminação ou alterações não previstas na composição de alimentos, gestão de insumos perecíveis e não-perecíveis, higienização de instalações e equipamentos, saúde dos manipuladores, qualidade da água utilizada e distribuição dos produtos ao cliente.
Esta preocupação é realidade entre tradicionais estabelecimentos que lidam no ramo alimentício. Entre as empresas que adotam os preceitos de segurança alimentar está a padaria Copacabana. A empresa, que conta com nutricionistas, emprega rígidos padrões em seus produtos, sempre visando a alimentação segura.
Silvana Valderramas é uma das nutricionistas que atua na padaria. Segundo ela, todas as práticas adotadas no processo produtivo da panificadora são monitorados de forma minuciosa. “Boas práticas em produção de alimentos foram implantadas e são monitoradas, com registros diários de procedimentos”, detalha.
O controle, acentua Silvana, é obrigatório, visto que os produtos do estabelecimento, revela a especialista, não apresentam conservantes em suas respectivas receitas. “Nossos produtos são artesanais. Isto faz com que a validade deles seja menor. Porém, são muito mais saudáveis e sempre fresquinhos”, diferencia a nutricionista.
De forma geral, estabelecimentos do gênero são escassos em todo o País, principalmente em meio à rotina agitada das grandes cidades. Neste caso, observa a nutricionista , o grande diferencial é o zelo pela qualidade atrelado às necessidades particulares da clientela. “Acredito que a perpetuação destas empresas passa diretamente por um intenso trabalho cotidiano, que abrange o zelo pela qualidade, segurança alimentar e a sintonia com o cliente”, atribui.
Rua Rio Branco, 15-28
Fone: (14) 3214-1400
Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 6-30
Fone: (14) 3214-1500