Os dois desfiles de Carnaval no Sambódromo de Bauru reuniram pelo menos 35 mil pessoas nas noites de sábado (10) e segunda-feira (12), de acordo com o levantamento da Polícia Militar (PM). A festa, que terminou às 4h15 desta terça-feira (13), transcorreu sem qualquer incidente grave, segundo a PM. A chuva, que rondou a cidade durante os dois dias, não caiu, para alívio dos sambistas e do público. Do ponto de vista estrutural, o secretário de Cultura, Luiz Fonseca, considerou o evento um sucesso e comenta sobre planos para o Carnaval do ano que vem. Cartola, Tradição da Zona Leste e Mocidade Unida despontam como favoritas. A Coroa Imperial fez um desfile de bom nível e ‘corre por fora’. Já a Tradição da Bela Vista não conseguiu realizar um Carnaval no nível das demais e terá de melhorar bastante para 2019.
“Foram removidos alguns veículos estacionados em locais proibidos, alguns pequenos tumultos contidos rapidamente pela Polícia Militar e um incidente com ambulante em local proibido. Nenhuma lesão, nem furto a veículos registrados”, afirma o Comandante Norberto Marsola Filho, sobre a segurança e o bem-estar do público.
Em relação aos atendimentos médicos, foram registradas 18 ocorrências, nenhuma grave. “A maior parte foi relacionada ao abuso de álcool e escoriações”, afirma José Eduardo Fogolin, secretário da Saúde.
Desempenho e julgamentoO secretário da Cultura avalia que as escolas fizeram um excelente trabalho e estão convidadas a formar uma Liga para o próximo ano. “Este ano foi um sucesso. Espero, sinceramente, que elas (escolas) topem o desafio. A Liga vai ajudar em todos os sentidos. Financeiramente, estruturalmente, na busca por parcerias privadas e públicas”, pontua.
Cartola, Tradição da Zona Leste e Mocidade Unida da Vila Falcão fizeram os desfiles mais aplaudidos e bem avaliados e devem disputar o título deste ano, a partir da análise de 27 jurados. São eles, os julgadores, que concentram todas as atenções a partir de agora até esta quarta-feira. Os jurados, todos voluntários, foram indicados pela Secretaria Municipal de Cultura e aprovados ou vetados pelos representantes de escolas e blocos.
Samantha Ciuffa |
Ala do bloco Estação Primeiro de Agosto, que abriu a segunda noite de desfiles |
“Eles receberam um manual baseado no que federações e ligas de escola de samba de outras localidades indicam, para auxiliar o que deve ter sido observado em cada quesito e como fazer uma boa avaliação”, explica Susana Godoy, diretora da Divisão de Ação Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura.
Para que haja equilíbrio, as notas vão de 7 a 10 e incluem decimais; a menor de cada quesito é excluída. “As próprias escolas optaram para que as notas fossem decimais, pois de um ponto inteiro para outro, o risco de haver alguma injustiça é maior. O resultado é que a diferença entre as escolas é sempre pequena”, lembra Susana.
A apuração será nesta quarta-feira (14), às 15h, no auditório do Centro Cultural, com a presença da imprensa, dois representantes de cada escola e um de cada bloco. Pelo sistema de som, a contagem é transmitida para a torcida que fica do lado de fora, na avenida Nações Unidas.
Confira mais fotos:
Clique aqui e veja mais sobre a apuração do Carnaval 2018 de Bauru
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Cultura/2018/02/vistos-por-35-mil-pessoas-desfiles-no-sambodromo-destacaram-4-escolas.html