Iniciativa é primeiro passo de projeto que visa melhorar o acesso da população ao tratamento oncológico
Nesta segunda-feira (24/03), a Câmara Municipal de Bauru deu um passo importante para a implantação de um Centro de Diagnóstico do Hospital Amaral Carvalho na cidade. A Mesa Diretora do Biênio 2025-2026 e diversos vereadores da 34ª Legislatura assinaram um ofício em resposta à solicitação da prefeita Suéllen Rosim (PSD), concordando com a doação de uma área institucional de 10 mil metros quadrados, localizada no bairro Núcleo Geisel. O terreno, que pertence à Câmara, será cedido para a construção de um novo centro de diagnóstico, com o objetivo de facilitar o acesso da população de Bauru e região ao tratamento oncológico.
Agora, cabe ao Poder Executivo enviar um Projeto de Lei à Casa de Leis para formalizar a doação definitiva da área à Fundação Amaral Carvalho. Uma cópia do documento foi entregue aos representantes da entidade: o diretor superintendente Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, o conselheiro Mario Auler e a responsável social do Hospital Amaral Carvalho, Amábille Primo, que participaram do encontro na Sala da Presidência do Poder Legislativo.
Durante o encontro, o presidente da Câmara de Bauru, vereador Markinho Souza, explicou que essa proposta começou a ser discutida na legislatura passada, quando a Fundação Amaral Carvalho manifestou interesse em construir uma unidade oncológica na cidade. Inicialmente, cogitou-se a construção no Jardim Pagani, mas a localização foi reconsiderada, uma vez que o local, distante da região central do município, dificultaria o acesso da população.
A decisão de doar a área próxima ao Hospital Estadual de Bauru visa facilitar a integração entre as unidades de saúde e melhorar a logística para os pacientes. “Hoje foi um dia importante, mas é apenas o primeiro passo para que esse projeto se concretize. A Câmara Municipal deve continuar trabalhando para garantir a doação definitiva e possibilitar que o Instituto Amaral Carvalho inicie a captação de recursos para a construção da unidade na cidade”, afirmou Markinho Souza. Ele também fez um apelo aos empresários da cidade para que contribuam com a instalação do centro de diagnóstico do Amaral Carvalho em Bauru, destacando que as doações poderão ser abatidas no Imposto de Renda das empresas.
O diretor superintendente do Hospital Amaral Carvalho, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, esteve presente no evento e enfatizou a importância da proximidade do futuro centro de diagnóstico com o Hospital Estadual de Bauru (HEB). Segundo ele, a localização estratégica permitirá criar parcerias e otimizar os recursos disponíveis, evitando a duplicação de estruturas e equipamentos. “O que mais precisamos na saúde é nos organizar para oferecer o melhor atendimento com o menor custo, sem duplicar serviços”, ressaltou.
Navarro também explicou que a Fundação Amaral Carvalho possui a credibilidade necessária para envolver a sociedade, incluindo empresários e o Poder Público, na captação de recursos para a construção da nova unidade. Ele destacou que o objetivo é acelerar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, melhorando o acesso e a performance do atendimento oncológico. “Queremos que o diagnóstico seja cada vez mais rápido e que o tratamento seja acessível de forma eficiente”, afirmou.
A doação da área representa um esforço conjunto dos Poderes Legislativo e Executivo e do Hospital Amaral Carvalho para melhorar a infraestrutura de saúde da cidade e oferecer um atendimento de qualidade para os pacientes oncológicos. A expectativa é de que o projeto avance de maneira célere, com o apoio de toda a comunidade.