Nos dias 13 e 14 de março, foi realizado o treinamento de reciclagem sobre a Norma Regulamentadora (NR) nº 35 – Trabalho em Altura, voltado para os colaboradores da Unimed Bauru. A atividade foi organizada pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e aconteceu tanto no auditório do Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (CEHUB), quanto no estacionamento da instituição.
O evento teve como foco as quedas graves e fatais que ocorrem em trabalhos em altura, além de discutir os instrumentos de referência para a prevenção de acidentes e a promoção da saúde. As Normas Regulamentadoras que orientam como realizar atividades de risco com segurança também foram abordadas.
De acordo com Edson Jatti, engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital Unimed Bauru, o princípio central da NR-35 é tratar o trabalho em altura como uma atividade que deve ser cuidadosamente planejada. O objetivo é evitar, sempre que possível, a exposição do trabalhador ao risco, seja pela execução do trabalho de forma diferente ou por medidas que minimizem as consequências, caso o risco de queda em níveis diferentes não possa ser evitado.
Ele ainda destaca que a NR-35 propõe “a antecipação dos riscos e a implementação de medidas adequadas, por meio de metodologias de análise de risco e ferramentas como as Permissões de Trabalho, garantindo que as atividades sejam realizadas com máxima segurança”.
A capacitação teve carga horária de oito horas, divididas entre teoria e prática. Durante o treinamento, foram abordados diversos temas, como: Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas, riscos potenciais e medidas de prevenção e controle, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva, seleção, inspeção, conservação e limitações de uso dos EPIs para trabalho em altura, acidentes típicos em trabalhos em altura, além de condutas em situações de emergência, incluindo noções básicas de técnicas de resgate e primeiros socorros.



