Revista Atenção

Unimed Bauru entra na guerra contra o mosquito da dengue em parceria com a Prefeitura

A Unimed Bauru lançou na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, o Programa Big Busca Bauru, em parceria com a Prefeitura Municipal. Os diretores da cooperativa receberam a prefeita municipal, Suéllen Rosim, e o secretário de Saúde e vice-prefeito, Orlando Costa dias, no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), para apresentar a campanha à imprensa.
O presidente da Unimed Bauru, Emerson Luiz Cardia de Campos, ressaltou que o programa já existe há 9 anos e que a cooperativa apenas aguardava o Poder Público para retomá-lo. “Nós sempre estamos à disposição para ajudar o Poder Público. Somos uma empresa que já está há 50 anos na cidade e temos uma preocupação com toda a população, com a sociedade em que estamos inseridos. Achamos relevante promover ações que tornem a cidade um lugar melhor para se viver”, destacou.
Dessa maneira, a cooperativa está engajada em mais uma ação de grande importância para o município. “A dengue é uma doença que sempre volta à cena, que costuma atingir uma grande parcela da população e que, em alguns casos, pode ser fatal. Temos que investir na prevenção”, salientou.
O objetivo do Big Busca Bauru é eliminar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir a dengue e outras doenças igualmente preocupantes, como a Chikungunya e a Zika . Para isso, irá viabilizar, junto com a prefeitura, um mutirão para recolher objetos inservíveis pelos bairros com maior incidência da doença.
As regiões prioritárias para a campanha são noroeste e oeste, baseado em dados da vigilância epidemiológica. Por isso, bairros como Jardim Bela Vista, Vila Lemos, Vânia Maria, Santa Edwirges, Parque Jaraguá, Jardim Petrópolis, Parque Roosevelt, Fortunato Rocha Lima, Nova Esperança e Vila Dutra estão no foco dessa ação neste momento.
A Unimed Bauru irá entrar com o aporte financeiro pra custear combustível para os caminhões e as refeições para os trabalhadores que estarão atuando no mutirão, além da publicidade e divulgação da campanha.
A ideia é incentivar a população a promover limpeza em suas residências, eliminando todos os objetos que possam se tornar potenciais criadouros do mosquito. No dia previsto para a coleta em cada bairro, esse material deverá ser colocado na calçada para ser recolhido pela Prefeitura.

Evite a proliferação do Aedes!
Com o início da temporada das chuvas de verão, a proliferação do mosquito é favorecida porque há mais focos de água limpa e também pelas altas temperaturas da estação. Os ovos, que levam em média cerca de sete dias para se transformar, com o calor podem em apenas três dias passar do estado de larva para o de mosquito apto a picar e transmitir a dengue.
O ciclo da contaminação e transmissão da dengue se completa quando a fêmea do mosquito pica uma pessoa doente, se infecta e ao picar outra pessoa transmite o vírus que causa a doença. Por isso, mais do que investir em espantar o mosquito com repelentes, o ideal é não deixar que ele prolifere, eliminando os focos de procriação.
Programação do Big Busca Bauru
De 22 a 25/02 – Região do Bela Vista
– Pq. União
– Pq. Roosevelt
– Vila Seabra
– Vila Lemos
-Jd. Petrópolis
– Jd. Vania Maria
Dias 26/02 e 01/03 – Região do Pq. Santa Edwirges
-Pq. Jaraguá
– Núcleo Fortunato Rocha Lima
– Núcleo 9 de Julho
02/03 e 03/03 – Região do Jardim Nova Esperança
– Jd. Prudência
– Jd. Andorfato
– NúcleoBauru 16
– Núcleo Edson Francisco da Silva
04/03 – Vila Dutra
05/03 – Região do Pq. Val de Palmas
– Pq. Santa Cândida
– Pq. Real
– Vila Industrial
– Chácaras Cornélias
– Bosque da Saúde

Sair da versão mobile