Ícone do site Revista Atenção

Unimed Bauru alerta beneficiários sobre Golpe da UTI

A Unimed Bauru alerta aos seus beneficiários e familiares que criminosos têm agido novamente na região de Bauru aplicando o chamado “Golpe da UTI”, uma modalidade de estelionato que tem como alvo familiares de pacientes internados e usa da fragilidade das pessoas para convencê-las a fazer transferência de dinheiro para as contas de terceiros.
De acordo com o presidente da Unimed Bauru, a cooperativa investe constantemente em tecnologia e treinamentos para evitar que seus pacientes sejam atacados pelos golpistas, inclusive reforçando o sistema de proteção dos dados. “Mas, sabemos que hoje em dia as informações circulam muito rapidamente, inclusive via redes sociais, e qualquer dado em mãos erradas pode causar danos difíceis de reverter”, frisa o médico.
Para manter seus beneficiários bem informados sobre esse tipo de golpe, a Unimed Bauru colocou banners nos principais pontos de atendimento e tem feito publicações em suas redes sociais e nos veículos de comunicação como forma de alerta.
“Nós não realizamos cobrança antecipada de procedimentos de pacientes internados no hospital, nem autorizamos terceiros a entrarem em contato para solicitar pagamentos de qualquer natureza”, reforça Agostinho.
Caso o familiar ou responsável pelo paciente receba algum telefonema e/ou mensagem de origem duvidosa e com cobranças de procedimentos que ainda nem foram realizados, ele deve desconfiar e entrar em contato imediatamente com o Setor Financeiro do Hospital pelo telefone (14) 3103-2114.
Tenha cuidado:
• Evite expor o nome de parentes internados e a relação de parentesco em redes sociais, principalmente fotos de etiquetas de identificação na qual conste o código de barra com os dados do paciente
• Desconfie de ligações/mensagens que peçam depósitos financeiros com caráter de urgência. Antes de realizar qualquer pagamento, consulte o Setor Financeiro do Hospital Unimed Bauru pelo telefone (14) 3103-2114.
• Os pagamentos para a Unimed Bauru devem ser feitos apenas em nome da cooperativa; não faça pix para terceiros, mesmo que se identifiquem como médicos ou funcionários da cooperativa
• Em caso de dúvida ou suspeita, entre em contato com a cooperativa pelo telefone: (14) 3235-3322

Sair da versão mobile