Em alta, o curso de psicologia em período integral é o mais concorrido do câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, segundo lista do vestibular 2018 divulgada nessa terça-feira (24) pela Fundação Vunesp. Com 35 vagas, o curso recebeu 1.763 inscrições, resultando na proporção de 50,4 candidatos por vaga.
Na lista do câmpus, o curso de psicologia no período noturno também aparece entre os primeiros, na terceira posição do ranking, com uma relação de 35,7 candidatos por vaga. Só perde para o curso de arquitetura e urbanismo em período integral, que registrou proporção de 40,8 candidatos por vaga. Nas duas opções, a carreira registrou alta procura por candidatos do sexo feminino, que representam mais de 75% dos inscritos.
Aceituno Jr. |
Maior inserção de psicólogos nos serviços públicos fez aumentar reconhecimento social da profissão, diz o professor Ari Maia |
Coordenador do curso de psicologia no câmpus da Unesp de Bauru, o professor Ari Maia explica que o resultado foi alcançado devido a uma conjunção de fatores, que abrangem a baixa oferta de vagas na área nas universidades públicas paulistas, a localização geográfica do município e a redução do preconceito sobre os benefícios das terapias, que foi acompanhada do maior reconhecimento social da profissão.
“Há pelo menos cinco anos, o curso de psicologia tem sido o mais concorrido do câmpus de Bauru e, em 15 anos, se não o mais, sempre esteve entre os mais concorridos”, destaca, salientando que a carreira também está entre as mais disputadas de toda a Unesp. No ranking geral do Estado, que engloba 173 cursos em 23 cidades, a psicologia em período integral em Bauru aparece na terceira posição e o noturno, na décima colocação.
“O curso também tem boa procura por ser muito tradicional. Ele foi iniciado em 1970 em Bauru, antes da encampação pela Unesp, e veio recebendo investimentos ao longo do tempo, tornando-se referência na formação de profissionais”, acrescenta.
LOCALIZAÇÃO
Maia explica que o curso recebe alunos de todo o território paulista, incluindo a Capital, além de estudantes de estados vizinhos, como o Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. “Neste sentido, o câmpus é privilegiado por sua localização geográfica no centro do Estado. Outro fator para a concorrência elevada é não haver muitos cursos em universidades públicas paulistas, que oferecem um número pequeno de vagas. As principais estão em São Paulo e Ribeirão Preto, pela USP; em São Carlos, pela UFSCar; e em Bauru e Assis, pela Unesp. A Unicamp, por exemplo, não tem”, detalha. No câmpus de Assis, a concorrência ficou em 18,4 candidatos por vaga para o período matutino/vespertino e em 15,9 para o vespertino/noturno.
O coordenador também cita a melhoria dos indicadores da Unesp como um todo nos rankings de qualidade de educação, mesmo diante das dificuldades financeiras que ela e outras universidades paulistas vêm enfrentando em razão de cortes no orçamento motivados pela crise. “Estes resultados ajudam a atrair alunos, assim como a formação generalista oferecida em psicologia, com ênfases bastante tradicionais, na área clínica, do trabalho, escolar e social”, detalha.
Ele ainda destaca a alta da demanda por profissionais na área pelo crescimento dos serviços públicos de assistência social que incluiu o trabalho de psicólogos, ampliando áreas de atuação. “Por consequência, eles se aproximaram mais da população, aumentando o reconhecimento social da profissão, ou seja, dos benefícios que ela pode trazer”, completa.
Provas
A prova da primeira fase da Unesp será aplicada em 15 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha. A seleção é realizada em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A consulta de local de prova está disponível no site https://www.vunesp.com.br. Já a segunda fase está programada para os dias 17 e 18 de dezembro. A universidade irá destinar mínimo de 50% de suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%. |
Você sabia?
Desde a Antiguidade, pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana, como a percepção e a consciência. Apesar de teorias fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos. Ela só foi separada da filosofia, contudo, no final do século 19, quando o fisiólogo alemão Wilhelm Wundt criou o primeiro laboratório dedicado aos estudos psíquicos. Ali, foi formada a 1.ª geração de psicólogos, que propagou a nova ciência pela Europa e os EUA.
Medicina bate recorde
O curso mais disputado da Unesp em todo o Estado continua, com folga, sendo o da medicina de Botucatu, com a proporção de 312,7 candidatos por vaga. Ao todo, foram 28.147 inscritos para um número de 90 vagas no vestibular 2018. Segundo a assessoria de comunicação da Vunesp, a concorrência ficou 17,5% maior na comparação com o processo seletivo do ano passado e é recorde na história do exame da instituição, realizado desde 1980 pela fundação. Ainda de acordo com o órgão, o curso de medicina da Unesp é, atualmente, o mais disputado do Brasil. O câmpus de Botucatu também teve destaque em medicina veterinária, em quarto lugar no ranking de todas as unidades da Unesp, bem como em enfermagem e ciências biomédicas, que aparecem na oitava e nona posição, respectivamente. |