Por JCNET
Neste sábado (16), das 19h às 22h, o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da Unesp fará a inauguração da sua mais recente aquisição: um telescópio refletor newtoniano com um espelho de 400 milímetros de diâmetro. Com este equipamento, de acordo com a coordenação do órgão, será possível obter uma visão dos astros com uma qualidade sem precedentes em Bauru e região.
“Seu poder de ampliação e luminosidade será suficiente para mostrar mais detalhes de nebulosas, que são as gigantescas nuvens de gases e poeiras onde se formam estrelas e outros sistemas solares; da superfície da Lua repleta de montanhas e crateras de dezenas de quilômetros de tamanho; e de planetas como Saturno e seu sistemas de anéis e Júpiter, com sua grande mancha vermelha, um furacão cerca de duas vezes o tamanho da Terra”, explica Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório.
O termo newtoniano é referente a um telescópio que utiliza um espelho côncavo como elemento principal para coletar a luz e focalizá-la para fora do tubo, por meio de outro espelho plano. Este sistema foi criado por Isaac Newton.
Além deste telescópio, outros também serão inaugurados neste sábado. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer o novo equipamento refrator, fabricado exclusivamente para a observação do Sol. Nele, é possível mostrar as protuberâncias (“explosões”) e camadas superiores da principal estrela do sistema solar. Ambos telescópios foram comprados com verba do CNPq.
“Outra atração será a inauguração oficial de mais dois telescópios que foram doados por pessoas que acreditam nos trabalhos realizados no Observatório. Um deles é um telescópio refletor newtoniano, com montagem equatorial, que permite uma boa visualização dos astros e acompanhamento do movimento de rotação de nosso planeta. Este instrumento foi doado por José dos Santos e Jovelina dos Santos, pais de José Arnaldo dos Santos (in memoriam)”.
O outro telescópio foi doado pelo professor Luis Paulo da Silva Carvalho, do Instituto Federal da Bahia. “Trata-se também de um newtoniano Skywatcher motorizado que pode ser ligado a um notebook com softwares de localização automática dos astros”, complementa Rodolfo Langhi.
EVENTO
Além da inauguração dos novos telescópios com observações da Lua, o evento contará com atividades lúdicas infantis, reconhecimento de constelações a olho nu, a palestra “Como funcionam os telescópios?”.
SERVIÇO
A palestra de inauguração ocorrerá às 19h30 neste sábado (16). A entrada é gratuita e as observações do céu dependem das condições atmosféricas. O Observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin, anexo ao IPMet Radar Unesp. Outras informações: http://www.fc.unesp.br/observatorio e http://www.obsbauru.com.br.