Trabalho de professora para a inclusão de pessoas com deficiência é homenageado

0
700
A professora Sílvia foi prestigiada por parlamentares, familiares e amigos

O vereador Coronel Meira entregou Moção de Aplauso a Sílvia dos Santos

O engajamento da professora Sílvia dos Santos na inclusão profissional de pessoas com deficiência, por meio da Metodologia do Emprego Apoiado lhe rendeu homenagens da Câmara Municipal de Bauru. Nesta segunda-feira (11/11), ela recebeu Moção de Aplauso de iniciativa do vereador Coronel Meira (PSB).

Há 18 anos, Sílvia é professora da Divisão de Educação Especial do município de Bauru, mas sua dedicação à causa é anterior.

Ao receber a Moção, a professora destacou que vive na cidade há 27 anos e falou da honra por ter o trabalho reconhecido no local em que se sentiu acolhida para viver.

“Agradeceu a Deus pela missão de estar próxima das pessoas com deficiência, transformando vidas. Não me vejo fazendo outra coisa”, disse, emocionada.

Coronel Meira respondeu que Deus só atribui missões especiais a pessoas especiais.

Ao longo de sua trajetória profissional, Sílvia adquiriu vasta experiência na inclusão profissional de pessoas com deficiência, o que em 2013 lhe oportunizou apresentar seu trabalho no 2º Seminário Internacional de Emprego Apoiado, do qual participaram vários países.

A partir de então, teve início iniciou uma Rede de Estudos sobre Emprego Apoiado (EA), que culminou na criação da Associação Brasileira de

Emprego Apoiado (Abea), em abril de 2015, com sede em São Bernardo do Campo (SP), da qual a professora é a vice-presidente desde a fundação, atuando de forma voluntária presencialmente aos sábados e, por meio da Educação à Distância, durante a semana.

A Abea tem atualmente 27 parceiros, dos quais é relevante citar o Centro Especializado em Reabilitação Sorri-Bauru e a Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes).

Cabe destacar que, em 2018, Silvia submeteu um artigo sobre o trabalho da Abea à 13ª Conferência de Emprego Apoiado, realizada pela Associação Europeia de Emprego Apoiado (Euse) entre 27 e 29 de maio no Centro de Conferências Beurs van Berlage, em Amsterdam, Holanda.

Para poder participar presencialmente, tentou patrocínio de várias formas, sem sucesso e, pela sua persistência e determinação, contando com recursos próprios para passagens aéreas e inscrição, e custeio da hospedagem e alimentação pela Abea, Silvia teve a oportunidade ímpar de falar da inclusão de pessoas no Brasil para um público de 600 pessoas, com representantes de 40 países. A apresentação focou justamente a Metodologia do Emprego Apoiado.

Além de vereadores, familiares e amigos, a secretária municipal de Educação, Isabel Miziara, prestigiou a entrega da Moção de Aplauso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!